Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Greenpeace cobra GM por motores defasados

Indústria | 26/08/2014 | 14h20

Greenpeace cobra GM por motores defasados

É a única fabricante de fora do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular

REDAÇÃO AB

Ativistas do Greenpeace realizaram na manhã da terça-feira, 26, manifestação em frente da sede da General Motors, em São Caetano do Sul (SP), para cobrar a melhoria da eficiência energética dos motores produzidos pela montadora. Atualmente, a GM é a única fabricante de veículos do País a não participar do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro.

Com as mensagens “Bem-vindo ao passado” e “Carro moderno é carro eficiente” e motores deixados na frente da fábrica, os ativistas ironizaram o fato de a Chevrolet ainda estar no passado quando o tema é eficiência. “A Chevrolet ouviu nossa demanda, mas não nos escutou de fato. Enquanto isso prosseguir, continuaremos pressionando a empresa para que ela se comprometa com os consumidores brasileiros e com o meio ambiente”, afirma em comunicado Iran Magno, coordenador da campanha de clima e energia do Greenpeace.

Em abril deste ano, a ONG lançou um desafio para as três maiores montadoras de veículos do País, entre elas a General Motors. Com base no estudo “Eficiência Energética e Emissões de Gases de Efeito Estufa”, feito pelo Greenpeace em parceria com a Coppe/UFRJ, a ONG pede para que a indústria automobilística brasileira se comprometa até 2021 em atingir as mesmas metas de eficiência energética seguidas pela União Europeia.

Na prática, segundo o Greenpeace, isso significaria aumentar em pelo menos 41% a eficiência dos veículos brasileiros, tendo como base o ano de 2011. “Se os carros produzidos aqui tivessem tecnologia mais moderna, consumiriam menos combustível – economia equivalente a R$ 287 bilhões até 2030 – e também significaria que, em 2030, o Brasil teria emissões mais baixas que as de hoje, mesmo se a frota de veículos do País dobrasse, como é estimado”, aponta o estudo.

O Greenpeace chegou a entregar em abril uma carta para o presidente da GM do Brasil, Santiago Chamorro, pedindo melhorias nos motores (leia aqui a última carta entregue). Mas a resposta, segundo Magno, foi evasiva. “Diante do pedido de modernização, a Chevrolet levou um mês para enviar uma resposta ao Greenpeace, mas foi como se não tivesse respondido. Na carta, a empresa mencionava acreditar já fazer sua parte e listava uma série de processos que adota em sua cadeia produtiva para mitigar impactos ambientais. No entanto, não havia nenhuma linha sobre como a empresa pretende melhorar a eficiência energética e reduzir o consumo de combustível dos veículos que saem de sua fábrica.”

O coordenador da campanha diz que, por falta de um posicionamento, a ONG decidiu se manifestar. “Decidimos vir até a Chevrolet para relembrá-la de que é hora de se modernizar e de investir na eficiência de seus veículos e deixar claro que não vamos aceitar falta de diálogo e de compromisso por parte da empresa.”



Tags: GM, General Motors, Chevrolet, Greenpeace, eficiência energética, motor.

Comentários

  • Jorge

    A GM realmente está defasada aqui no Brasil, porque em países sérios (vide EUA), a empresa cumpre, rigorosamente, os termos das leis americanas. Se não cumprir é penalizada. Aqui, na Republiqueta das Bananas Brasil, os governos são coniventes com empresários gananciosos, daí produtos ruins com preços exorbitantes.

  • Auro Pereira Pardinho

    O melhor a fazer é mudar de marca. Fui adepto da marca GM por 23 anos ininterruptos. Mudei em 2013 e estou muito contente. Além do abordado na matéria acima, atualmente a GM tem os maiores custos de revisões de seus veículos e re call em praticamente em todos os veículos de sua linha, alguns inclusive de sérios problemas de segurança, o que é na minha opinião, um descaso com o consumidor.

  • Jorge Pimentel de Morais

    Prezados. É indiscutível o papel do Greenpeace, mas gostaria de levantar a possibilidade de que a General Motors NÃO CONFIE NO PROGRAMA DE ETIQUETAGEM. Não ficaria surpreso que OS RESULTADOS POSSAM SER MANIPULADOS! Att. Jorge Morais.

  • Gian

    Deixei de querer um GM a tempos, sobrevivo com meu Astra (2008) pq um dia a GM já foi boa. Hoje em dia são carros de desing defasado e motores também ...

  • Luiz

    A GM sobrevive de clientes velhos e mal informados. Na semana passada divulgou-se os resultados dos testes de colisão feitos pela LatinNCap, os resultados do Onix foram sofríveis, que assim se juntou ao Agile, que por sua vez detem recorde de pior veículo nacional num crash-test. Quanto aos motores, nenhuma novidade, nos testes de emissão de poluentes feitos a pedido da Revista Quatro Rodas, os motores 1.4 da GM já mostravam serem os piores.

  • Alex Arruda

    A GM já foi uma empresa ... vários recalls (o da chave até com uma verdadeira lambança do CEO à época), sem inovação no design (minha Zafira 2003 já era antiquada, e a 2009 que comprei depois era mais ainda), e design duvidoso. Agora os resta admitir e trabalhar para voltar aos velhos tempos. Pelo menos estão sendo honestos, mas é necessária que a cultura da empresa seja de honestidade.

  • Manoel dos Santos

    Se a GMB é a campeã de recall ultimamente (Qualidade deficiente), vc acha que ela vai investir e mudar seriamente para uma politica energetica de motores

  • Marcelo Sideclei Ortiz Techio

    Já fui fã da GM e hoje percebo que a GM de fato ficou no passado, E pior não tem devido respeito por nós consumidores, Não tem o sistema de etiquetagem,Depois vem esse carros dele agile reprovado no teste de colisão teria que mudar nome dele pra fragile, Agora vem o onix outra carro beberão e fraquim em tudo, Nòs brasileiros temos que nos valorizar mais e comprar carro como nós compramos um celular, A gente quando compra um celular hoje não é só pra falar não ele tem que ser completo e gastar pouco bateria isso não encontramos em maioria dos GMS exemplo é o teste da revista 4 rodas do mês de agosto 2014 quem não leu recomendo ler, Você verá que na questão equipamentos o novo Ford KA deu um banho em todos e tirou primeiro lugar e o onix tirou o ultimo lugar, e os preços são quase igual, e lembrado que a Ford tambem é uma americana e que mudou tudo em seu leque de produtos com bastante qualidades e motores modernos e altamente eficiente em consumo, Bem ao contrario da GM.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência