Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Brasil planeja esportivo elétrico para 2016
Fábio Guillaumon, diretor da Electric Dreams, ao lado do modelo em escala 1:4

Tecnologia | 26/08/2014 | 20h50

Brasil planeja esportivo elétrico para 2016

CPqD e Electric Dreams contarão com apoio do BNDES no projeto

MÁRIO CURCIO, AB | De Campinas (SP)

Nos próximos dois anos o Brasil poderá ter um esportivo elétrico capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de três segundos e atingir até 300 km/h. Seu projeto tem custo estimado de R$ 25 milhões. Desse total, R$ 6,3 milhões virão de um financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) concedido ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicação (CPqD). Essa fundação criará a bateria e os inversores a ser utilizados pela fabricante do carro, a Electric Dreams, empresa instalada no polo tecnológico de São José dos Campos (SP). A Electric Dreams desenvolverá o carro e seus motores elétricos. Serão quatro deles, um por roda.

A Electric Dreams contará com capital próprio, externo e subvenção da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O projeto foi aprovado pelo BNDES Fundo Tecnológico (BNDES Funtec).

“Será um carro para um mercado de luxo, para pessoas que gostam de alto desempenho e recursos tecnológicos”, afirma o diretor da Electric Dreams, Fábio Guillaumon, sem revelar o preço estimado para o carro. Ele reconhece que o projeto parece anti-intuitivo (já que o natural seria levar os avanços obtidos a mais consumidores), mas acredita ser viável com a venda de cerca de 20 unidades por ano.

Segundo o CPqD, o desenvolvimento das baterias para o futuro esportivo abre perspectivas de mercado: “Já temos discussões com outras empresas, há uma série de possibilidades em que o CPqD poderá atuar. Este carro será o projeto mais complexo, mas certamente poderemos expandir a tecnologia para outros veículos”, diz o diretor de laboratórios e infraestrutura de redes do CPqD, Paulo Curado.

O PROJETO EM DETALHES

Durante as explicações de como será o carro, a marca Tesla foi citada algumas vezes. A bateria foi uma das referências: “Terá algo entre 80 e 90 quilowatts/hora e autonomia de até 400 quilômetros, dependendo da condição de uso”, afirma o responsável técnico da área de sistemas de energia do CPqD, Raul Beck. As baterias do esportivo usarão certamente íons de lítio. Pesarão entre 350 e 400 quilos.

“Em uma situação ideal como um eletroposto, a recarga ocorrerá em menos de uma hora. Esse tempo sobe para oito a dez horas em tomadas domésticas”, diz Beck. A Electric Dreams admite a possibilidade de trazer componentes do exterior, como os motores elétricos. Cada um tem 150 quilowatts, ou seja, 203,9 cv de potência em cada roda.

O modelo em escala 1:4 mostrado nas instalações do CPqD traz aquele que seria o desenho final do carro. Por causa dos nichos onde serão instalados os faróis, a dianteira tem um quê do Batmóvel de 1966, criado por Georges Barris para o antigo seriado de TV.

O modelo ainda não tem nome, mas seu projeto foi batizado Arion, que vem de uma figura mitológica, um cavalo alado assim como o Pégaso. A palavra, porém, também designa moluscos como a lesma e por isso deve ser evitada como nome final.

A construção desse biposto usará materiais leves: “Faremos o chassi de fibra de carbono e kevlar. A carroceria também terá partes de fibra de carbono. Mas os componentes dianteiros terão de ser metálicos por causa da necessidade de deformação”, recorda Guillaumon.

O diretor da Electric Dreams afirma que terá parceiros da indústria aeroespacial instalados em São José dos Campos para conceber o futuro esportivo. Entre as tecnologias prometidas para o Arion estão vários sensores ligados a um sistema de controle capaz de avaliar o que ocorre com o carro antes mesmo de um problema se tornar evidente (como uma derrapagem, por exemplo).

Os conceitos de aerodinâmica estarão também na parte de baixo da carroceria, favorecendo a estabilidade e a eficiência energética. Segundo a Electric Dreams, o futuro esportivo nacional terá sistema de armazenamento de energia híbrido, com baterias de íons de lítio e ultracapacitores, resultando em acelerações rápidas e autonomia mais próxima àquela de carros com motor a combustão.

A empresa promete ainda um sistema de recuperação de energia de frenagem mais eficiente que os atuais. Por fim, a Electric Dreams informa que seu esportivo de dois lugares terá design e fabricação customizáveis de acordo com a demanda do comprador.

Segundo Guillaumon, o interior do carro será o mais simples possível para reduzir a dependência de fornecedores de autopeças: “Projetamos uma carroceria sem capota para não termos nem mesmo de utilizar ar-condicionado.” De acordo com o diretor da Electric Dreams, o modelo estará pronto no primeiro semestre de 2016.

A pintura que imita as camuflagens utilizadas por montadoras foi feita com traçados de autódromos.



Tags: Carro elétrico, Tesla, bateria, íons de lítio, CPqD, Electric Dreams, Fapesp, Fábio Guillaumon, Raul Beck, Paulo Curado.

Comentários

  • RobertoGomes

    Aondeestão os carros elétricos no Brasil...?

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência