Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Lançamentos | 27/08/2014 | 20h15

Volvo Cars enfim apresenta o novo XC90

Como parte de US$ 11 bilhões de investimentos, chega em 2015 no Brasil

REDAÇÃO AB

Depois de meses de mistério, a Volvo Cars apresentou na terça-feira, 26, dia em que completou 87 anos de história, o novo XC90, SUV premium de sete lugares que traz inovações de segurança, novas tecnologias de motorização e a futura linha de design da marca.

Após três anos de desenvolvimento e parte de um programa de investimentos de US$ 11 bilhões, o utilitário esportivo tem chegada prevista para 2015 no Brasil, ainda sem preço revelado.

Segundo a fabricante sueca, o novo XC90 oferece opções de motores de dois litros e quatro cilindros. A versão topo de linha é equipada com o Twin Engine, que combina um motor 2.0 de quatro cilindros a gasolina, com supercharger e turbo, com um motor elétrico, que, de acordo com a Volvo, oferece inigualável associação de potência e operação limpa: cerca de 400 cavalos com emissão de CO2 em torno de 60 g/km.

SEGURANÇA

O SUV é equipado com duas tecnologias inéditas de segurança: o sistema que evita saídas não intencionais da pista e o sistema de frenagem automática em cruzamentos. O primeiro detecta a saída involuntária, tenciona os cintos de segurança para manter os ocupantes na posição e, para prevenir danos à coluna, absorve a energia entre o banco e seu trilho, amortecendo as forças verticais que podem ocorrer quando o veículo colide de forma brusca com o solo. O segundo sistema consiste em frear automaticamente quando o motorista tem a intenção de cruzar à frente de um carro vindo no sentido contrario.

Outro item de série, o City Safety torna-se no novo modelo o “guarda-chuva” para todos os sistemas de frenagem automática. Agora, evita colisões contra veículos, ciclistas e pedestres na frente do carro, tanto de dia e quanto à noite.

“Essas novas tecnologias vão nos levar um passo à frente de nossa visão, em que não teremos nenhuma vítima fatal ou ferido grave dentro de um novo carro da marca, até 2020”, explica Peter Mertens, vice-presidente sênior de pesquisa e desenvolvimento da Volvo Cars. “Nosso ponto de partida em segurança é hoje o mesmo que tínhamos quando a marca foi criada, há quase 90 anos: situações reais. Nós estudamos dados. Nós esmagamos números. Nós inovamos. O resultado é um dos carros mais seguros já feitos.”

A Volvo garante que os primeiros passos para o desenvolvimento de carros autônomos também já foram dados. “Uma nova função, que permite seguir o carro à frente no trânsito, proporcionará uma experiência radicalmente simples de condução semiautônoma”, explica Lex Kerssemarkes, vice-presidente sênior de produto, estratégia e linha de produtos da Volvo Cars.

Ranking
Destaque para novo logotipo na dianteira e o acabamento mais luxuoso da marca

DESIGN

O XC90 é o primeiro carro da marca a trazer novo logotipo alinhado com o friso diagonal na grade frontal. Chamam também atenção o capô largo com novo relevo, linha de cintura e ombros marcantes e novas lanternas traseiras. As rodas, oferecidas em diversas opções, tem até 22 polegadas.

“A nova plataforma SPA, que será usada nos próximos carros, nos permitiu reforçar a sensação de estar ao comando no volante, de espaço interno generoso e capacidade flexível, combinada com a agilidade e conforto de um carro muito menor e mais baixo. A sensação de adrenalina, chave para o prazer ao dirigir é entregue pelas motorizações, que oferecem uma imbatível combinação entre potência e operação limpa”, comenta Mertens.

O interior do XC90 é o mais luxuoso já desenhado para um Volvo. O equipamento de destaque é o painel central touch screen, elemento principal do novo sistema de controle do carro. Livre de botões, ele representa uma experiência inédita para os motoristas controlarem seus carros e acessarem uma variedade de produtos e serviços via internet.

O novo interior combina materiais como o couro macio e a madeira a produtos feitos a mão, incluindo uma alavanca de câmbio com cristais da sueca Orrefors, além de controles cuidadosamente esculpidos para o botão de partida e de controle do volume.

EDIÇÃO LIMITADA

A Volvo Cars aproveitou a apresentação oficial do novo XC90 para lançar uma edição limitada do modelo, a First Edition, que será vendida exclusivamente pela internet para clientes do mundo todo.

Em alusão ao ano em que a Volvo foi fundada, 1.927 unidades da edição First Edition serão colocadas à venda no dia 3 de setembro, a partir das 11 horas (horário de Brasília). “Os interessados em adquirir o SUV deverão ser rápidos. O enorme interesse no novo Volvo XC90 indica que a First Edition vai vender rapidamente”, diz Alain Visser, vice-presidente sênior de marketing, vendas e pós-venda da Volvo Cars.

A marca selecionou personalidades e pessoas influentes de todo o mundo para receber unidades específicas desta série numerada. No Brasil, o renomado fotógrafo Bob Wolfenson reservou a unidade número 1921, número marcante para ele pois trata-se do ano da chegada de seu pai ao Brasil, vindo da Ucrânia. Foi das mãos dele que Bob Wolfenson recebeu sua primeira câmera fotográfica e iniciou a carreira de sucesso, sendo reconhecido internacionalmente.

A versão First Edition, que trará a numeração na soleira das portas, além de um emblema exclusivo na traseira, será equipada com motores Drive-E, a gasolina ou a diesel, de acordo com o mercado onde será vendida. A versão T6 AWD com supercharger e turbo, comercializada no Brasil, tem 320 cv e torque máximo de 400 Nm e virá acompanhada da transmissão Geartronic de oito velocidades.

Também é exclusivo da edição First Edition a cor exterior preta, bancos em couro bege e painel em couro grafite e inserções lineares em madeira. Os bancos elétricos dianteiros são equipados com sistema de ventilação. Os assentos laterais da segunda fileira trazem aquecimento, e os da terceira fileira são operados eletricamente. O amplo pacote de itens de segurança, de série no XC90, também faz parte da edição limitada.

Ranking
First Edition tem bancos revestidos por couro bege



Tags: Volvo, XC90, lançamento, First Edition, SUV, segurança.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência