Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 02/09/2014 | 11h40

Ford testa frenagem ativa no trânsito de Paris

Equipamento escaneia pista à frente 50 vezes por segundo

REDAÇÃO AB

A Ford escolheu Paris para avaliar uma versão avançada do seu sistema de frenagem ativa urbana (Active City Stop), que evita o risco de colisão traseira em velocidades até 50 km/h. A cidade foi eleita para o teste por causa de seu tráfego pesado e complexo. Com a avaliação, a montadora queria checar a eficiência do equipamento em um ambiente real e complexo, após extensa programação em pista fechada.

O sistema criado pela Ford utiliza sensores de luz e proximidade, que escaneiam a pista à frente 50 vezes por segundo, ajudando a reduzir a força de colisões traseiras e evitando o acidente em alguns casos. Se o motorista não reage a tempo quando o tráfego à sua frente fica lento ou para, o sistema aciona os freios, reduz o torque do motor e acende as luzes de alerta traseiras.

Vale dizer que o teste serviu para verificar quando o sistema entraria ou não em ação em diferentes situações e, por segurança, a atuação da frenagem automática foi desativada. Cabia aos motoristas o controle da situação. Vídeos em tempo real permitiram uma análise mais detalhada de condições específicas.

No teste, motoristas profissionais com experiência no tráfego de Paris dirigiram por entroncamentos famosos como a Place de l'Etoile e o Arco do Triunfo, para onde convergem 12 grandes avenidas. Os engenheiros da Ford rodaram mais de 4 mil quilômetros com protótipos do Mondeo e da van Tourneo Connect durante cinco dias em Paris, nos piores horários.

O sistema de frenagem ativa na cidade foi lançado no Focus em 2011. Hoje, mais de 170 mil veículos da marca na Europa são equipados com essa tecnologia, oferecida também no New Fiesta, B-MAX, C-MAX, Grand C-MAX, Kuga, Transit Connect e Tourneo Connect.



Tags: Ford, Active City Stop, Mondeo, Tourneo, Focus, Arco do Triunfo, B-MAX, C-MAX, Grand C-MAX, Kuga, Transit Connect, Tourneo Connect.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência