NOTÍCIAS
04/09/2014 | 18h17

Lançamentos

Fiat lança Uno 2015 a partir de R$ 30.990

Cinco versões incluem a inédita Evolution, com start-stop, por R$ 34.990


SUELI REIS, AB | De Buenos Aires (Argentina)

A Fiat apresenta a linha Uno 2015 que chega ao mercado brasileiro neste mês em cinco versões e cujos preços variam de R$ 30,9 mil a R$ 36,6 mil. A versão de entrada Vivace, que já havia sido lançada como linha 2015 permanece com o preço atual, de R$ 26,3 mil e R$ 28,5 mil, para duas e quatro portas, respectivamente. Entre as principais novidades da linha 2015 está a versão Evolution, inédita na gama e única equipada de série com o sistema start-stop, que desliga o carro automaticamente nas paradas do trânsito e religa assim que o motorista parte novamente, contribuindo para a economia de combustível especialmente no anda-e-para das cidades.

É a partir deste atributo e do apelo tecnológico que a fabricante defende a reposição do modelo: “O novo Uno representa não só o espírito de liderança, mas a nova era tecnológica da marca no Brasil”, disse Cledorvino Belini, presidente da Fiat Chrysler na América Latina.

Para o diretor comercial Lélio Ramos, com o novo Uno a Fiat proporciona a democratização de tecnologias antes vistas apenas em modelos de maior valor agregado, caso do próprio start-stop, até então presente em carros importados e que com o Uno 2015, passa a ser fabricada no Brasil, pela Bosch.

Ele também destaca a transmissão automatizada Dualogic, a Free Choice fornecida pea Magneti Marelli, que pela primeira vez no País é empregada sem a alavanca de câmbio, ideia que a montadora trouxe da Ferrari: no seu lugar, apenas botões, que acionam o modo automático, ré ou neutro, enquanto a troca de marchas no modo manual é feita por borboletas localizadas atrás do volante. O novo câmbio pode equipar as versões com motor 1.4.

AS NOVIDADES

Fiat
O Uno Evolution: primeiro carro nacional equipado com sistema start-stop

No design externo, o Uno 2015 traz uma reformulação nos detalhes, como novo desenho do capô, da grade superior frontal, para-choques e para-lamas dianteiros, nos faróis dianteiros, que ganharam posição alongada, lanternas traseiras com formato denominado ‘design fractal’, com sobreposição das lâmpadas de LED em uma trama que acompanha o desenho de todo o modelo. Também são novas as maçanetas, com fechadura integrada, e retrovisores externos com luz de seta. Completam a roupagem as novas rodas e calotas, além da ponteira dupla de escapamento, dando um ar mais esportivo.

“Nossa missão era aperfeiçoar sem descaracterizar o modelo. Hoje, seu design é mais agressivo, mas sem perder o conceito round square, o ‘quadrado redondo’”, comenta Carlos Eugênio Dutra, diretor de planejamento estratégico.

Sobre a introdução da tecnologia start-stop na linha Uno 2015, Eugênio diz ser uma resposta à demanda dos clientes: “74% das menções de compra do Uno é pelo design, seguido pela economia de combustível. Outra pesquisa apontou ainda que 99% dos usuários de carros que têm start-stop estão e satisfeitos com o sistema. Seu desenvolvimento demandou quatro anos e o resultado é uma redução de até 20% do consumo de combustível”.

O motor não mudou: o Uno continua com os propulsores Fire Evo Flex 1.0 e 1.4.

Internamente, são novos o volante agora com comandos integrados, desenho dos bancos com tecido e textura revistos, apoio de braço para o motorista e até 18 porta-objetos figuram o visual, dependendo da versão. A nova plataforma da porta reduziu o número de peças, mas aumentou a qualidade acústica, contribuindo para a redução de ruído no habitáculo, que teve boa melhora com relação ao Uno anterior. O menor ruído também é atribuído à nova estrutura frontal da carroceria, com reforço nas longarinas dianteiras, permitindo um conjunto mais rígido e com maior filtragem de vibração do motor.

Fiat

A grande novidade fica por conta do painel, totalmente redesenhado e multifuncional: um display de 3,5 polegadas com luz branca (TFT) está localizado logo atrás do volante, acoplado ao centro do velocímetro, e indica ao motorista as principais informações de condução, como as trocas de marcha, distância percorrida e autonomia, além de informações de áudio, temperatura externa e do motor, econômetro digital, indicador de lâmpadas queimadas entre outros. A disposição das informações também varia conforme a versão. O conjunto painel+display foi desenvolvido e produzido no Brasil pela Magneti Marelli, braço do grupo Fiat que também é responsável pelo fornecimento de partes como eixo traseiro, amortecedores (de mola a gás), travessa da suspensão, faróis, escapamento (com silenciador e coletor integrado), além de dutos de ar lateral/central e conjunto dos pedais.

Para equipar seu modelo, a Fiat também contou com a parceria da Mopar, que oferece 120 acessórios, entre os quais central multimídia no centro do painel, com tela de 6,2 polegadas sensível ao toque; o sistema de áudio Easy 4 U, que interage com smartphones por meio de Bluetooth e permite realizar e receber chamadas, além de trazer rádio AM/FM, entrada USB e auxiliar compatível para iPod; e espelho retrovisor com câmera de ré. Todos os itens serão oferecidos na rede de concessionárias.

Veja abaixo o preço de cada versão do Uno 2015:

Attractive 1.0 = R$ 30.990
Way 1.0 = R$ 31.490
Way 1.4 = R$ 34.990
Evolution 1.4 = R$ 34.990
Sporting 1.4 = R$ 36.650

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 22/11/2017
Frota brasileira de 42 milhões exige controle apropriado

Esta coluna é apoiada por:

Advertisement Advertisement Advertisement Advertisement
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
INOVAÇÃO | 25/10/2017
Indústria precisa questionar qual será o seu papel no futuro
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
AUTOINFORME | 09/11/2017
Luguez firmou parceria com o governo de Ohio
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes
Novas palavras, expressões e siglas podem levantar dúvidas sobre o futuro
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
DE CARRO POR AÍ | 17/11/2017
Chineses entregam operação brasileira à administração dos brasileiros
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório