NOTÍCIAS
09/09/2014 | 16h30

Lançamentos

Foton já vende 1º caminhão a ser feito no Brasil

Desenvolvimento de VUC de 10 toneladas consumiu mais de R$ 2 milhões


REDAÇÃO AB

A dois anos de inaugurar sua fábrica em Guaíba (RS), a Foton Aumark começa a vender por aqui caminhão de 10 toneladas desenvolvido especialmente para o mercado nacional e que será o primeiro a ganhar forma na unidade, já com índice superior a 65% de peças nacionais.

Criado em parceria entre engenheiros chineses e brasileiros, o projeto consumiu mais de R$ 2 milhões em esforços de engenharia e homologação do produto, segundo a empresa. Já está disponível na rede de concessionárias da marca (com quase 30 lojas – leia aqui) por R$ 119.800.

O veículo de 10 toneladas tem entre-eixos de 3360 mm, 3800 mm e 4500 mm e se enquadra na categoria VUC (veículo urbano de carga), permitida para circular em grandes metrópoles sem restrição de horários.

É equipado com motor Cummins 3.8 de 160 cavalos e caixa manual de seis velocidades da ZF. Pode receber terceiro eixo e se transformar em um caminhão de 13 toneladas. Vem de série com ar-condicionado, vidros e travas elétricas, acelerador manual, rádio com saída auxiliar, defletor aerodinâmico no teto (que contribui para redução de consumo nos veículos equipados com baú), coluna de direção ajustável em inclinação e altura, e ajuste da posição do volante, revestido em couro. São dois anos de garantia sem limite de quilometragem para todo o veículo.

“Nossos concorrentes utilizam câmbios de cinco marchas, e quando oferecem o de seis marchas só o trazem como opcional e consequentemente com maior preço. Com o excelente balanceamento do trem de força e considerando um uso adequado pelo condutor, o baixo consumo de combustível será um diferencial a ser observado no Foton 10-16 DT, com câmbio de seis marchas e overdrive de série”, diz Eustaquio Sirolli, gerente de desenvolvimento de produto da Foton Caminhões. O executivo destaca também o baixo peso do caminhão, de 3.200 kg, como um dos fatores a ajudar na economia de combustível.

VENDAS

A previsão de vendas do novo modelo é de 300 unidades até o final deste ano, 800 em 2015 e cerca de 1500 unidades em 2016, ano em que será iniciada a fabricação nacional, em Guaíba (RS). “A robustez do novo Foton 10-16 DT e sua notável qualidade, aliada ao melhor posicionamento de preço do mercado, nos permite competir diretamente com caminhões do segmento de 8 toneladas. Desta forma temos total certeza que atingiremos nosso objetivo em termos de volume de vendas e satisfação dos nossos clientes”, diz Bernardo Hamacek, CEO da Foton.

Para o seu lançamento, a Foton diz que foram feitos estudos comparativos de marketing de produto e de mercado em relação a seus principais concorrentes. “Iniciamos nossa participação no mercado brasileiro com os modelos de 3,5 toneladas, no qual nossa competitividade é enorme em termos de capacidade de carga, qualidade e número de itens de série oferecidos. Sabemos que na concorrência esses itens costumam ser opcionais. Somamos a isso, seu preço é o mais competitivo. Estes atributos tornaram-se uma receita e se repete no novo Foton 10-16 DT, que tem capacidade para cobrir todos os produtos existentes no mercado do segmento de 8 a 11 toneladas”, completa Hamacek.

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 15/11/2017
Mudança na mobilidade domina discussões do Congresso SAE Brasil

Esta coluna é apoiada por:

Documento sem título
Advertisement Advertisement Advertisement Advertisement
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
DE CARRO POR AÍ | 17/11/2017
Chineses entregam operação brasileira à administração dos brasileiros
INOVAÇÃO | 25/10/2017
Indústria precisa questionar qual será o seu papel no futuro
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
AUTOINFORME | 09/11/2017
Luguez firmou parceria com o governo de Ohio
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes
Novas palavras, expressões e siglas podem levantar dúvidas sobre o futuro