Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Lançamentos | 09/09/2014 | 16h30

Foton já vende 1º caminhão a ser feito no Brasil

Desenvolvimento de VUC de 10 toneladas consumiu mais de R$ 2 milhões

REDAÇÃO AB

A dois anos de inaugurar sua fábrica em Guaíba (RS), a Foton Aumark começa a vender por aqui caminhão de 10 toneladas desenvolvido especialmente para o mercado nacional e que será o primeiro a ganhar forma na unidade, já com índice superior a 65% de peças nacionais.

Criado em parceria entre engenheiros chineses e brasileiros, o projeto consumiu mais de R$ 2 milhões em esforços de engenharia e homologação do produto, segundo a empresa. Já está disponível na rede de concessionárias da marca (com quase 30 lojas – leia aqui) por R$ 119.800.

O veículo de 10 toneladas tem entre-eixos de 3360 mm, 3800 mm e 4500 mm e se enquadra na categoria VUC (veículo urbano de carga), permitida para circular em grandes metrópoles sem restrição de horários.

É equipado com motor Cummins 3.8 de 160 cavalos e caixa manual de seis velocidades da ZF. Pode receber terceiro eixo e se transformar em um caminhão de 13 toneladas. Vem de série com ar-condicionado, vidros e travas elétricas, acelerador manual, rádio com saída auxiliar, defletor aerodinâmico no teto (que contribui para redução de consumo nos veículos equipados com baú), coluna de direção ajustável em inclinação e altura, e ajuste da posição do volante, revestido em couro. São dois anos de garantia sem limite de quilometragem para todo o veículo.

“Nossos concorrentes utilizam câmbios de cinco marchas, e quando oferecem o de seis marchas só o trazem como opcional e consequentemente com maior preço. Com o excelente balanceamento do trem de força e considerando um uso adequado pelo condutor, o baixo consumo de combustível será um diferencial a ser observado no Foton 10-16 DT, com câmbio de seis marchas e overdrive de série”, diz Eustaquio Sirolli, gerente de desenvolvimento de produto da Foton Caminhões. O executivo destaca também o baixo peso do caminhão, de 3.200 kg, como um dos fatores a ajudar na economia de combustível.

VENDAS

A previsão de vendas do novo modelo é de 300 unidades até o final deste ano, 800 em 2015 e cerca de 1500 unidades em 2016, ano em que será iniciada a fabricação nacional, em Guaíba (RS). “A robustez do novo Foton 10-16 DT e sua notável qualidade, aliada ao melhor posicionamento de preço do mercado, nos permite competir diretamente com caminhões do segmento de 8 toneladas. Desta forma temos total certeza que atingiremos nosso objetivo em termos de volume de vendas e satisfação dos nossos clientes”, diz Bernardo Hamacek, CEO da Foton.

Para o seu lançamento, a Foton diz que foram feitos estudos comparativos de marketing de produto e de mercado em relação a seus principais concorrentes. “Iniciamos nossa participação no mercado brasileiro com os modelos de 3,5 toneladas, no qual nossa competitividade é enorme em termos de capacidade de carga, qualidade e número de itens de série oferecidos. Sabemos que na concorrência esses itens costumam ser opcionais. Somamos a isso, seu preço é o mais competitivo. Estes atributos tornaram-se uma receita e se repete no novo Foton 10-16 DT, que tem capacidade para cobrir todos os produtos existentes no mercado do segmento de 8 a 11 toneladas”, completa Hamacek.

Tags: Foton, caminhões, lançamento, chinesa, pesados, comerciais.


Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
AB Inteligência