Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 17/09/2014 | 19h45

Toyota aposta em Etios para garantir resultados positivos este ano

Apesar de alta demanda nas vendas, montadora descarta abrir terceiro turno

SUELI REIS, AB

Apesar das duras críticas sobre o design interno e externo de seu compacto Etios, cuja linha 2015 acaba de lançar (leia aqui), a Toyota não se preocupa para correr com uma grande renovação ou criação de uma nova geração. Isso porque do jeito que está o modelo garante um bom desempenho da marca no Brasil, considerando um cenário de queda das vendas do mercado em geral.

Lançado em setembro de 2012, o modelo foi o principal responsável pelo crescimento de 53% das vendas da marca em 2013 com relação ao ano anterior, com a entrega de 70 mil unidades, das quais 63 mil foram Etios. Para este ano, a montadora prevê alcançar um ritmo muito menor de crescimento, de apenas 5% sobre o ano passado, para algo em torno de 84 mil unidades no total, com destaque para as exportações à Argentina, que começaram em setembro de 2013 e que no primeiro ano cheio devem somar 20 mil unidades.

Já para o mercado interno, a Toyota prevê volume pouco acima dos mesmos 63 mil veículos, com participação maciça do Etios, o que considera muito positivo, dentro de um mercado que deverá apresentar queda de 9% em 2014, de acordo com as estimativas da empresa.

O mix de vendas do modelo deve permanecer equilibrado, com 55% para os hatches e 54% para os sedãs, sendo que na categoria hatch, a versão de entrada X impera, com participação entre 65% e 70%.

Na outra ponta da cadeia, a produção do Etios também anima, conta o gerente de produto Leandro Teixeira. Segundo o executivo, deverá haver elevação dos volumes em 23% este ano, para 86 mil unidades, divididas em 70% para o mercado interno, 23% para a Argentina e 7% em vendas diretas. No ano passado, com 70 mil veículos, 80% desta produção ficou no Brasil, 10% foram exportadas e os outros 10% foram vendidas a frotistas.

Segundo Teixeira, a fábrica da Toyota em Sorocaba (SP), no interior paulista e responsável pela produção do Etios, trabalha a pleno vapor para dar conta da demanda. Ele revela que a unidade, que hoje opera em dois turnos, com 1.657 empregados, concentra um alto índice de horas extras.

“Apesar de ter alcançado o teto da nossa capacidade em Sorocaba, ainda não justifica um terceiro turno. A empresa avalia isso calmamente, porque diz respeito à elevação de gastos, como custos trabalhistas. Sabemos que fisicamente, a linha de montagem não comporta uma ampliação, mas o terreno onde está a fábrica, sim. Contudo, esta é uma decisão que deve ser bem planejada, para não criar capacidade ociosa”, explica.

A ampliação é considerada pela Toyota apenas para a rede de distribuição: neste ano, a montadora registrou a entrada de 12 novas revendas, para um total de 145 concessionárias.



Tags: Toyota, Etios, fábrica, Sorocaba, vendas, mercado, produção.

Comentários

  • Haroldo Lamberti

    O Etios de patinho feio do mercado ante aos juntamente lançados HB20 e Onix, hoje ele é a opção simpática - ou quase bonitinho - no segmento dos hatches compactos pela qualidade mecânica que apresenta. A Toyota já tem a resposta bem avaliada do mercado pelos numerosos usuários satisfeitos com o modelo. Correção: é Sorocaba e não Piracicaba, o local da fábrica do Etios.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência