Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
ZEN é finalista de prêmio de inovação na Automechanika
A Polia OAD da ZEN: exposta em lugar de honra na Automechanika 2014, como uma das três finalistas ao prêmio de inovação da feira na Alemanha.

Tecnologia | 17/09/2014 | 20h45

ZEN é finalista de prêmio de inovação na Automechanika

Polia de alternador inovadora fez a brasileira superar gigantes

PEDRO KUTNEY, AB | De Frankfurt (Alemanha)

Uma pequena polia de alternador fez a brasileira ZEN Indústria Metalúrgica superar gigantes multinacionais fabricantes de autopeças. A Polia OAD desenvolvida pela empresa de Brusque (SC) foi uma das três criações finalistas da categoria Partes & Componentes do Prêmio de Inovação da Automechanika 2014, concedido por um júri de especialistas durante a realização da maior feira de autopeças do mundo, a cada dois anos em Frankfurt, Alemanha (leia aqui).

“Por fora é difícil notar a tecnologia agregada à nossa Polia OAD, os segredos estão por dentro, no interior da peça”, explica Gilberto Heinzelmann, presidente da ZEN. O componente difere de uma polia de aço maciço porque, após atingir alta rotação, deixa de tracionar o alternador que já produz energia suficiente, passando a operar em roda-livre, sem resistência, o que faz o motor trabalhar mais livre, com economia de combustível. Ao mesmo tempo, a Polia OAD reduz a vibração do motor.

“Até hoje só uma a Litens (do grupo canadense Magna) produzia este tipo de polia no mundo. Nós desenvolvemos uma evolução do componente”, conta Heinzelmann. “Já temos o parecer favorável do escritório de advocacia que contratamos nos Estados Unidos para requerer a patente do componente”, completa.

Segundo o executivo, o componente será vendido primeiro no exterior, a começar pelo mercado de reposição dos Estados Unidos. “É o maior mercado do mundo”, justifica. “Mas como é um componente que se encaixa na estratégia de redução de atrito para economia de combustível, poderemos atender muitos fabricantes de veículos no futuro”, acredita.



Tags: ZEN, Polia OAD, autopeças, aftermarket, reposição, Automechanika 2014, Alemanha, Messe Frankfurt.

Comentários

  • Raul T. Campos

    Tive o privilégio de trabalhar com a equipe que gerenciou este desenvolvimento, conheci o projeto e pude observar praticamente toda a fase de Conceituação, Desenvolvimento e Validação. Um projeto Inovador, com um sistema robusto e confiável. Uma estratégia com foco bem determinado e alinhado pelo Boarding da empresa. Recursos exclusivos e P&D dedicado à esta criação. À frente de tudo isto, uma equipe de Profissionais exemplares, com características complementares entre si e total senso de implementação. Na minha opinião, esta é a fórmula de sucesso para Corporações que desejam Inovar! Parabéns equipe ZEN: Cristiano Foppa, Álvaro Michelotti, Allan Maurici, André Paza e a todos os profissionais que se envolveram neste projeto!!! Orgulho de ser Brasileiro e de ter Brasileiros como vocês em nossa Indústria Automotiva!!! Raul Tamassia Campos Program & Sales Manager Hengst Automotive

  • Henio Petrini

    Parabens Gilberto, vocês realmente são expecionais, isto só demonstra a equipe engajada que possuem e a seriedade desta empresa, que tive a oportunidade de conhecer e fiquei admirado. Abraços.

  • Wlamir Giardini

    Gilberto, Andre, Guerino e muitos outros amigos da Zen, Fico orgulhoso de ver uma empresa nacional se destacando em um fórum tão concorrido. Parabéns e Sucesso sempre, Wlamir

  • vitor

    parabens pela inovacao, mas axo mto ruim a parte de a peca ser fabricada aqui no brasil, e nao ser vendida aqui, tem que vender nos eua. axo mta dependencia dos extrangeiros, pq entao eles nao a fabricaram nos brasileiros fazemos fabricamos e eles que detem as vendas e o uso.LAMENTAVEL...

  • Cherlei Estela Benkendorf

    Parabéns a equipe e a todos que acreditaram no projeto investindo não só os recursos financeiros, mas energia, determinação, crença e fé! Mais uma vez Santa Catarina mostra a força e a diversidade de sua indústria. É a Zen apresentando Brusque para o mundo!!!

  • José Alquati

    Foi uma satisfação muito grande, ver um produto desenvolvido pela engenharia brasileira conquistar este reconhecimento. Parabéns a todos que participaram deste projeto.

  • Rodrigo Soares

    A força começa pelo nome: ZEN-SA. Produtos com esse nome tem a garantia de qualidade e a certeza de um bom desempenho! Parabéns equipe ZEN, sempre oferecendo o melhor com a dedicação e atendimento diferenciado! Rodrigo Soares, Gerais Eletropeças.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência