Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Autopeças | 22/09/2014 | 09h09

Fras-le desenvolve pastilha de freio inovadora

Para veículos pesados, Matrixx será lançada no início de 2015

PEDRO KUTNEY, AB | De Frankfurt (Alemanha)

Durante a Automechanika, que foi encerrada na semana passada em Frankfurt, na Alemanha, a Fras-le, apresentou pela primeira vez uma inovadora pastilha de freios para veículos comerciais pesados, desenvolvida no centro de pesquisa e desenvolvimento da empresa no Brasil, em Caxias do Sul (RS). Batizada Matrixx, segundo o fabricante, a pastilha é 25% mais leve do uma peça equivalente, dissipa melhor o calor e melhora a eficiência de frenagem, é mais resistente e apresenta reduzidos níveis de ruído e vibrações.

“É a primeira vez que mostramos a Matrixx, que só será lançada no mercado de reposição no primeiro trimestre de 2015”, diz Rogério Luiz Ragazzon, diretor comercial da Fras-le, uma das poucas empresas brasileiras de autopeças brasileiras com presença internacional relevante. “Vamos fabricar a nova pastilha no Brasil e também na nossa unidade da China para abastecer a Europa”, conta o diretor. Ele avalia que os maiores clientes do produto serão os frotistas de ônibus, pois são os veículos comerciais que mais usam freios a disco.

A Fras-le, que pertence ao grupo Empresas Randon, desenvolveu um novo desenho para a pastilha: em vez de um bloco único de material de fricção, a Matrixx tem oito blocos triangulares, em formado de dois “X” assentados um ao lado do outro sobre uma base de metal. Com isso, o calor gerado da frenagem é melhor dissipado, garantindo maior eficiência aos freios. Também existe ganho na redução de peso de um conjunto (quatro pastilhas Matrixx pesam o equivalente a três normais), o que traz alguma economia de combustível. Segundo a Fras-le, o composto usado oferece maior resistência e durabilidade.



Tags: Fras-le, pastilha, freio, Matrixx, lançamento, Automechanika 2014, Alemanha, Messe Frankfurt, autopeças, Brasil, aftermarket, reposição.

Comentários

  • Alfonso Abrami

    Desenvolvendo tecnologia para a indústria automotiva mundial. Nosso sistema de ônibus urbano possibilita uma enorme gama de possibilidades de P&D envolvendo motor - transmissão - freios - pneus, dadas as condições de aceleração, velocidades e frenagens em alta severidade. Principalmente em temas que implicam em crescentes custos operacionais. Temperaturas elevadas em todos os sistemas, abrasão e desgaste acelerado, são um prato cheio para pesquisadores e engenheiros. Parabéns à FRASLE que investe muito bem nessa frente. Bom exemplo para as engenharias das industrias ou subsidiárias brasileiras.

  • Jose Joelcio Pont

    Vindo de um grupo de engenheiros profissionais ,analistas comprometidos ,operadores capacitados ,um centro de pesquiza e desenvolvimento dos melhores da america do sul isto nao me surpriende isso e o resultado de muito trabalho e de muito valor agregado isto e a fras-le sempre andando na frente e garantindo segurança no controle de momimentos.

  • Vinícius Vargas

    Parabéns a todos os envolvidos neste lançamento inovador! Raro exemplo de empresa brasileira provando que aqui, apesar das dificuldades, temos engenharia de valor, sim, senhor! Capaz de gerar novos produtos e soluções de valor agregado, fugindo do perfil tradicionalmente reativo/seguidor das novidades do hemisfério norte. Mais uma vez, PARABÉNS À FRAS-LE!!

  • Paulo

    Esta peca me lembra a da Wagner... Wagner ThermoQuiet® is the “One Piece Brake Pad” com a única diferenca de terem sido utilizados algumas opcoes diferentes frente ao approach de aplicacao, mas nada que me pareca novo.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência