Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Negócios | 01/10/2014 | 14h44

Volvo vende 274 ônibus para a Colômbia

Transporte de Bogotá adquiriu 238 unidades a diesel e 36 a diesel

REDAÇÃO AB

A Volvo vendeu 274 ônibus para o Sitp, sistema de transporte público de Bogotá, na Colômbia. Do total, 204 unidades foram para a para a Etib, Empresa de Transporte Integrado (36 veículos híbridos, 56 convencionais com piso baixo e 112 com piso alto). Outros 70 coletivos convencionais com piso baixo irão para a Massivo Capital.

Os ônibus vão circular em linhas alimentadoras e complementares ao Transmilênio, BRT da cidade. A Etib está trocando a frota atual por ônibus menos poluentes. Os veículos da Massivo Capital vão repor a frota e também circular nas vias de ampliação do transporte. Os modelos convencionais têm tecnologia Euro 5 e são 80% menos poluentes que aqueles em circulação. E os híbridos poluem 50% menos que os modelos Euro 5.

No fim de 2013, Bogotá baixou um decreto pelo qual adota o Plano de Melhoria Tecnológica (Plan de Ascenso Tecnológico) no transporte público que determina a substituição progressiva de veículos a diesel em circulação por outros com zero ou baixa emissão de poluentes. A partir dessa determinação, toda a frota circulante na cidade começa a ser substituída por ônibus com tecnologia Euro 5 ou outras mais limpas, como veículos híbridos e elétricos (veja aqui).

Os ônibus convencionais têm capacidade para 80 passageiros. São equipados com transmissão automática e sistema de controle de aceleração que reduz o consumo de combustível e o desgaste das peças, diminuindo emissões e custos operacionais.

Segundo a Volvo, a venda dos híbridos inclui um contrato de manutenção plena e outro de cessão da bateria do motor elétrico, pelo qual a montadora cobra um valor mensal e assume a responsabilidade pelo acumulador de energia, caso haja necessidade de substituição.



Tags: Volvo, ônibus, Bogotá, Colômbia, Transmilênio, Massivo Capital, híbridos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência