Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Lançamentos | 08/10/2014 | 17h31

Picape Duster só chega daqui a um ano

Renault deve iniciar produção do modelo entre agosto e setembro de 2015

PEDRO KUTNEY, AB

Ficou para o segundo semestre de 2015 o lançamento da picape Duster no Brasil. Segundo fontes familiarizadas com o projeto informaram a Automotive Business, alguns fornecedores já receberam programação de entrega de componentes para a nova caminhonete, com início da produção na fábrica de São José dos Pinhais (PR) previsto pela Renault entre agosto e setembro do próximo ano. Antes disso, em fevereiro, começa a ser produzida no Paraná a versão renovada do SUV Duster, a ser lançada no primeiro trimestre.

No Salão do Automóvel de São Paulo, que abre suas portas ao público no Anhembi no próximo dia 30, os visitantes já poderão ver uma versão conceito da nova picape, que será mostrada sem previsão de lançamento.

Desde o início deste ano, muitos veículos de comunicação especializados já deram como certa a introdução da versão picape do Duster no Brasil. Em agosto circularam na internet fotos da caminhonete em testes pela Dacia na Romênia, país sede da montadora que pertence ao Grupo Renault e empresta seus projetos de baixo custo para a produção no Brasil com marca Renault. Contudo, assim como já aconteceu com Logan e Sandero (ambos também originados na Dacia), o SUV e picape a serem produzidos no Paraná devem ter diferenças de design e mecânica em relação aos irmãos romenos.

Em 2013 boa parte da imprensa especializada acreditava que a Renault lançaria uma picape compacta no Brasil derivada do sedã Logan, mas a derivação de um SUV faz mais sentido para esse tipo de veículo. Do ponto de vista mecânico não faz muita diferença, pois Logan, Sandero e Duster são construídos sobre a mesma plataforma, notabilizada por oferecer espaço de carro médio com acabamento e preço de compacto, o conceito cheap space.

Justamente por causa do projeto mais generoso em espaço, uma picape sobre essa plataforma ficaria em um segmento intermediário, maior do que as compactas Fiat Strada, Volkswagen Saveiro e Chevrolet Montana, mas menor do que as médias Chevrolet S10, Ford Ranger e Nissan Frontier, por exemplo. Portanto, será um nicho ainda não habitado do já superpovoado mercado brasileiro.

SANDERO STEPWAY

Começou a ser produzida pela Renault no Brasil em setembro a versão aventureira Stepway do novo Sandero, lançado em agosto passado. O carro estará no estande da marca no Salão do Automóvel de São Paulo para se juntar ao resto da família e deve começar a ser vendido na sequência.



Tags: Renault, Duster, picape, lançamento, São José dos Pinhais.

Comentários

  • Luc Henri de Ferran

    Gostaria de colaborar neste tipo de publicacoes. Luc

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência