Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Negócios | 13/10/2014 | 19h43

Dassault anuncia parceria com a Akka Technologies

União visa desenvolver novos sistemas inteligentes para carros autônomos

REDAÇÃO AB

Com o objetivo de ampliar sua atuação na promoção da inovação no mercado de veículos autônomos e conectados, a Dassault Systèmes, empresa de origem francesa especializada em softwares, protótipos digitais e plataformas 3D, anuncia parceria com o Akka Technologies Group, empresa de engenharia e consultoria em tecnologia na Europa, que terá supervisão direta de seus respectivos CEOs, Bernard Cherlès e Marice Ricci.

A união visa oferecer serviços e soluções de engenharia avançadas para contribuir com a evolução da indústria automotiva global como forma de compartilhar o objetivo de responder às demandas do mercado por melhor conectividade, desafio dos serviços em veículos na nuvem e mudança para a visão de ‘serviços aos consumidores’, elencados como meta primária das empresas. O acordo também representa os esforços das empresas em atender um dos 34 projetos da ‘Nova Face da Indústria’, promovido pelo governo francês, que inclui como fator crítico o caminho para o veículo autônomo e inteligente.

“Essa parceria representa um avanço tecnológico real que vai ajudar a criar novos serviços adaptados ao mundo conectado e vai promover a excelência e a criatividade de nossos engenheiros”, explica Maurice Ricci, CEO da Akka Technologies Group.

“Os desafios da criação de novas experiências de mobilidade para o futuro estão transformando completamente toda a indústria”, diz Bernard Charlès, CEO da Dassault Systèmes. “Como será a experiência dentro de um automóvel quando ele estiver conectado a uma nuvem, informações, mapeamento e GPS e a tantos outros serviços? Essa parceria vai responder a tudo isso, vai dar suporte ao desenvolvimento de veículos autônomos e fazer a integração da infraestrutura, como a conectividade com as cidades inteligentes do futuro”, complementa o executivo.

A plataforma 3D Experience da Dassault servirá de referência para os engenheiros da Akka para desenvolver a próxima geração do carro-conceito de direção autônoma Link&Go, modelo elétrico urbano utilizado para repensar mobilidade urbana, equipado com modos de direção manual e autônomo e com enfoque para a ergonomia interior, a partir de novas robótica e alta tecnologia que convergem para dar suporte à nuvem e Big Data. Com as aplicações, será possível idealizar, projetar, simular e validar uma plataforma única e colaborativa hospedada na nuvem entre um carro conectado com vias de uma cidade inteligente, facilitando o gerenciamento de todo o projeto.



Tags: Dassault Systèmes, Akka Technologies, carro autônomo, carro conectado, nuvem.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência