Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Elétricos | 17/10/2014 | 19h11

BYD apresenta maior elétrico do mundo

Ônibus articulado movido a bateria foi produzido nos Estados Unidos

REDAÇÃO AB

A chinesa BYD mostrou ao público o maior veículo elétrico já produzido, o primeiro ônibus articulado do mundo movido a bateria, com 18,9 metros de comprimento, capacidade para acomodar até 120 passageiros e autonomia de mais 170 quilômetros com uma única carga. Chamado “The Lancaster”, mesmo nome da cidade na Califórnia onde ele foi projetado e fabricado, o ônibus foi mostrado ao público na Expo American Public Transportation Association (APTA) 2014, em Houston, nos Estados Unidos.

A BYD, que também terá fábrica de ônibus elétricos no Brasil (leia aqui), levou quase dois anos para desenvolver o Lancaster eBus articulado nos Estados Unidos. O veículo é puramente movido a eletricidade, com as baterias de fosfato de ferro-lítio desenvolvidas há alguns anos pela própria BYD na China. Cada recarga dura de 2 a 4 horas e tem duração aproximada de 24 horas de uso. Para abastecimento da frota de elétricos, a empresa defende que não será necessário aumentar a capacidade de geração de energia, pois normalmente o recarregamento é feito durante a noite, quando apenas 40% do potencial da rede são utilizados.

A fábrica que a BYD constrói em Campinas (SP) será a terceira fora da China. A empresa promete adotar no País o mesmo modelo de negócios que vem acelerando seu crescimento no mundo, ao vender seus de ônibus elétricos por preço similar aos movidos a diesel, com contrato de leasing da bateria a ser pago pela economia do combustível.

Segundo a BYD, um sistema parecido também será oferecido para táxis no Brasil: sem entrada e sem pagamento pelo veículo, o taxista pagará o custo do combustível para a BYD, via contrato de leasing do veículo com bateria e energia inclusas.



Tags: BYD, baterias, ônibus elétrico, Estados Unidos, Lancaster.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência