Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Elétricos | 20/10/2014 | 18h58

Nissan Leaf é testado como fonte de energia para casas

Projeto estuda novo sistema de gestão de fornecimento a partir de carro elétrico

REDAÇÃO AB

A Nissan participa de teste piloto de um sistema que utiliza a tecnologia de veículos elétricos para ajudar no fornecimento de energia em picos de demanda no Japão, utilizando seu modelo Leaf. Realizado em parceria com empresas públicas e privadas, como concessionárias da marca no país, o teste é conduzido pela empresa Eneres no sistema Leaf to Home, que torna o veículo uma fonte de energia para algumas revendas durante o horário comercial, com a energia armazenada pela bateria do veículo.

O plano de adaptação à demanda envolve a avaliação da viabilidade das medidas de economia de energia, além de analisar o impacto dos incentivos financeiros para as empresas. As companhias que coordenam dois ou mais consumidores (por exemplo, fábricas e escritórios), denominadas agregadores, negociam com as fornecedoras de energia o total da eletricidade economizada. Dois ou três testes mensais serão conduzidos em dias determinados, com duração de três horas, entre 8h e 20h, de outubro de 2014 a janeiro de 2015.

Tornar o fornecimento de energia adaptado à demanda é uma estratégia para fazer com que os sistemas de fornecimento sejam mais eficientes, por meio da modificação do consumo de energia da população, levando em conta o fornecimento de energia disponível. Desde o grande terremoto que sacudiu o Japão, em março de 2011, que causou um grande tsunami, cortando parte da energia do país, a relação entre demanda e fornecimento de eletricidade nos horários de pico tem sido tratada com grande atenção.

Esse modelo de gestão da energia tem potencial para colaborar com a continuidade do fornecimento durante desastres naturais, por exemplo, podendo ainda produzir eletricidade a partir de fontes renováveis, como a energia eólica ou solar. O uso efetivo de energias renováveis e melhorias na eficiência das instalações de geração de energia permitirá uma melhor gestão da energia no futuro, bem como ajudar a reduzir o impacto ambiental.



Tags: Nissan, Leaf, carro elétrico, fornecimento, energia elétrica, gestão, Leaf to Home.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência