Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 23/10/2014 | 17h37

CPFL comprará mais 21 veículos elétricos até 2015

Negocia com Renault para adquirir Fluence e Twizy, além de E6 e Hybrid, da BYD

REDAÇÃO AB

A CPFL Energia comprará 21 veículos elétricos até o fim de 2015 a fim de ampliar sua frota própria, hoje composta por seis unidades dos modelos Renault Kangoo e Zoe. A ação faz parte da introdução da segunda fase do Programa de Mobilidade Elétrica, que o grupo desenvolve desde 2013 em Campinas (SP), e anunciada na quinta-feira, 23. Parte do investimento de R$ 14,7 milhões destinada à segunda fase até 2018 custeará a compra dos veículos, bem como a instalação de novos postos de recarga e o desenvolvimento dos estudos.

Também serão inclusos novos modelos à frota atual: a CPFL está em negociações com a BYD, fabricante chinesa, para a compra dos utilitários elétricos E6 e Hybrid, além da própria Renault, parceira da empresa desde a primeira fase do projeto, desta vez para a aquisição dos elétricos Fluence e Twizy.

O número de postos de recarga passará de quatro para 21 unidades e serão instalados em locais públicos e de fácil acesso, como shoppings, postos de serviços, prefeitura e locadoras de veículos. Dois pontos serão colocados fora de Campinas, sendo um Jundiaí (SP) e outro na capital paulista, para maior segurança para viagens interurbanas de curtas distâncias.

Nesta segunda etapa, a empresa pretende ampliar o uso da tecnologia de propulsão elétrica para expandir o escopo dos estudos. Entre as novas ações, a CPFL dispor alguns dos veículos da frota elétrica para aluguel em locadoras, a fim de avaliar a utilização diária dos carros por motoristas comuns. Além disso, os modelos elétricos serão introduzidos na frota pública executiva e na municipal de táxi.

“Com este projeto, almejamos desenvolver e qualificar a CPFL Energia e o setor elétrico brasileiro para os impactos da expansão da mobilidade elétrica e para que possamos atuar de forma pioneira em novos negócios no momento em que os veículos elétricos se tornarem uma realidade”, afirmou o diretor de estratégia e inovação do grupo, Rafael Lazzaretti.

Patrocinado com recursos do programa de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o programa mobilidade elétrica da CPFL conta, atualmente, com a parceria institucional do CPqD, da Unicamp, das portuguesas CEiiA e Mobi2.E e da Renault.

Com o fim da primeira fase dos estudos, a CPFL compilou uma série de dados que mostram as vantagens do carro elétrico, seu baixo impacto no consumo da energia elétrica e custo operacional (leia aqui).



Tags: Veículos elétricos, CPFL, Renault, Kangoo, Twizy, Zoe, mobilidade elétrica.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência