Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Toyota lança Mirai na terça-feira no Japão
Mirai, que significa futuro, é o nome escolhido pela Toyota para modelo movido a célula de hidrogênio

Elétricos | 17/11/2014 | 15h54

Toyota lança Mirai na terça-feira no Japão

Conhecido até agora como FCV, sedã é movido a célula de hidrogênio

REDAÇÃO AB

A Toyota revela o nome comercial de seu primeiro veículo movido a célula de hidrogênio, que até então era conhecido como FCV: o modelo foi batizado de Mirai, que significa “futuro” na língua japonesa. O anúncio foi feito pelo próprio presidente da companhia, Akio Toyoda, em um vídeo apresentado na segunda-feira, 17, um dia antes do lançamento oficial do modelo a ser realizado no Japão.

O executivo ressalta que o sedã de quatro portas tem autonomia de 482 quilômetros com um único tanque de hidrogênio e pode ser abastecido em menos de cinco minutos. O modelo elétrico emite apenas vapor de água, resultado da reação química entre o seu combustível, o hidrogênio, com o oxigênio em tanques de alta pressão para a geração de energia em quantidade suficiente para abastecer uma casa por cerca de uma semana, garante o próprio Toyoda.

“Hoje chegamos a um ponto de transformação na história da indústria automobilística. Imaginamos um mundo repleto de veículos que poderiam diminuir a nossa dependência do petróleo e reduzir os danos ao meio ambiente. Era uma meta ousada, mas inspiradora. E, hoje, é uma realidade. Nosso veículo de célula de combustível é abastecido por hidrogênio, que pode ser feito a partir de praticamente qualquer coisa, até mesmo de lixo”, diz Toyoda.

Em junho deste ano, a montadora revelou a versão final do modelo, apresentado como conceito em 2013, durante o Salão do Automóvel de Tóquio. Naquela ocasião, a Toyota havia anunciado que seu preço seria algo como US$ 68 mil, equivalente a 7 milhões de ienes (leia aqui). Depois do Japão, o Mirai será lançado nos Estados Unidos e na Europa até 2016.

A companhia aponta que investe no desenvolvimento desse tipo de veículo há 20 anos. O Mirai foi testado por 10 anos em rodovias pelo mundo e em diversas condições climáticas, além de testes de colisão, como qualquer outro veículo. A Toyota realizou também estudos com governos e pesquisadores locais para certificar-se da conveniência da rede do abastecimento.

Veja o vídeo de apresentação do Toyoda Mirai feito pelo presidente da montadora, Akio Toyoda:



Tags: Toyota, Mirai, FCV, célula de hidrogênio, lançamento, Akio Toyoda.

Comentários

  • Francisco Leme Galvão

    O futuro é mesmo eletrizante ! O próximo espero que seja o carro a célula de combustível a etanol direta! http://en.wikipedia.org/wiki/Direct-ethanol_fuel_cell

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência