Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 25/11/2014 | 17h37

Utilitários esportivos podem responder por 13% do mercado em 2018

Estimativa da Carcon LMC indica que vendas de modelos da categoria devem manter expansão

REDAÇÃO AB

A consultoria Carcon LMC projeta que as vendas de utilitários esportivos continuem a se expandir nos próximos anos nos mercados brasileiro e argentino. A empresa organiza todo mês projeções de mercado e produção especialmente para o portal Automotive Business, que são publicadas na área de estatísticas (veja aqui). A expectativa é que a participação dos SUVs chegue perto de 13% em 2018. Este ano o segmento deve representar 8,2% do total de emplacamentos de veículos leves novos nos países.

Enquanto isso, o segmento de vans, que chegará a 6,3% do mercado este ano, deve encolher no médio prazo. A consultoria estima que a participação cairá para 4,5% em 2018. Outra categoria que perderá espaço nos próximos anos é a de automóveis compactos, dos segmentos A e B. O estudo da Carcon LMC indica que a presença destes modelos no total de vendas vai cair de 62,7% para 56,3% em quatro anos.



O relatório aponta que o mercado brasileiro deve retomar o crescimento a partir de 2015. Este ano pode fechar com 3,27 milhões de veículos leves vendidos. O número saltará para 3,30 milhões de carros no próximo e vai aumentar gradativamente até a marca de 3,71 milhões de unidades em 2018. A expectativa é de aumento também da produção, que deve sair de 3,06 milhões de veículos em 2014 para 3,52 milhões daqui a quatro anos.

Para o setor de caminhões, a projeção da Carcon é de que as vendas somem 135 mil unidades este ano. Em 2016 o mercado interno deve alcançar 143 mil veículos, ainda bem abaixo do recorde de 168,9 mil emplacamentos registrado em 2011. A empresa reduziu a expectativa para a produção no segmento. A projeção de outubro indicava a fabricação de 149 mil veículos este ano. O novo relatório aponta para a expectativa de que sejam feitos 143 mil caminhões em 2014, número que evoluirá para 162 mil em 2016.



Tags: Carcon LMC, veículos, projeção, mercado, utilitários, SUVs.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência