Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Caminhões têm aquecimento efêmero

Mercado | 01/12/2014 | 21h20

Caminhões têm aquecimento efêmero

Vendas crescem no mês, mas base de comparação com fim de 2013 é fraca

PEDRO KUTNEY, AB

O mercado de caminhões mostrou aquecimento expressivo das vendas diárias em novembro, com 608 unidades emplacadas por dia e avanço de quase 15% sobre as 529 de outubro. Contudo, por causa do menor número de dias úteis, houve praticamente estabilidade de um mês para outro, com ligeira retração de 0,16%. Foram emplacados em novembro 12.167 veículos de carga acima de 3,5 toneladas de peso bruto total, contra 12.187 em outubro.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, contudo, novembro deste ano registrou a primeira alta do ano, de quase 5%. Isso ocorre porque a base desta época em 2013 foi muito fraca, pois há um ano houve paralisação dos contratos de financiamento do PSI/Finame, principal linha de compra de caminhões no País, que concentra cerca de 80% das vendas. Outro fator que impulsionou os negócios é que no último dia 21 de novembro terminou o prazo para financiamento via PSI por contrato simplificado, o que pode ter antecipado algumas compras no setor.

Neste ano as vendas de caminhões de janeiro a novembro estão 12% mais baixas, 123,3 mil contra 140,2 mil no mesmo período de 2013. Sem contar com o instrumento do contrato simplificado do PSI/Finame, as vendas demoram mais a serem aprovadas pelo BNDES, o que pode provocar retração do mercado em dezembro.

As regras do financiamento subsidiado pelo governo, que envolvem novas taxas de juro, prazos e porcentual máximo financiável, ainda não foram divulgadas para 2015, o que poderia gerar algum aquecimento dos negócios antes da virada do ano diante da expectativa de encarecimento das taxas, mas sem a via desburocratizada de aprovação dos contratos esse fator poderá ser perdido.

ÔNIBUS LADEIRA ABAIXO

As vendas de ônibus também registram quedas expressivas no mês e no ano. Com 2.655 emplacamentos em novembro, houve retração de 18,9% sobre o outubro e de 15,5% ante o mesmo mês de 2013.

No acumulado de 2014, foram emplacados 29,3 mil ônibus de janeiro a novembro, número 11,7% inferior ao de idêntico período do ano passado.



Tags: Mercado, Fenabrave, Renavam, média diária, desempenho, vendas, caminhões, ônibus.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência