Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 04/12/2014 | 22h20

Máquinas: vendas acumulam recuo superior a 16%

Queda de confiança e incertezas ‘‘contagiaram a agricultura’’

MÁRIO CURCIO, AB

A venda de máquinas agrícolas em novembro somou 5.255 unidades e registrou queda de 21% em relação a outubro. No acumulado do ano, com 64,3 mil máquinas, a retração é de 16,6%. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) valeu-se de um novo índice de confiança do agronegócio, o Iceagro, para justificar a redução nas vendas do setor: “No terceiro trimestre esse índice de confiança baixou para 93,3. Como comparação, no último trimestre de 2013 ele era de 97,4”, afirmou o presidente da Anfavea, Luiz Moan, revelando que as incertezas que precederam as eleições “contagiaram a agricultura”.

Veja aqui os números da Anfavea.

O segmento de maior volume entre as máquinas, o de tratores de rodas, somou 52,5 mil unidades até novembro e resultou em queda de 14,1% ante os mesmos 11 meses do ano passado. A venda de colheitadeiras também foi comprometida e somou até novembro 5,7 mil unidades, um recuo de 22,3% em relação aos mesmos meses do ano anterior.

A vice-presidente da Anfavea Ana Helena de Andrade preocupa-se com a definição das taxas do programa Moderfrota porque janeiro, fevereiro e março são fortes na venda de colheitadeiras.

A produção de máquinas em novembro somou 6.350 unidades e resultou em queda de 19,9% em relação a outubro. A retração é explicada pela associação dos fabricantes como “ajuste de estoques”.

No acumulado do ano foram fabricadas no Brasil 78,7 mil máquinas, volume 16,2% menor que o de igual período de 2013. A montagem de 7.150 colheitadeiras de janeiro a novembro resultou em queda de 18,2% ante os mesmos meses do ano passado.

A retração nas exportações ajuda a explicar o recuo na produção. De janeiro a novembro o Brasil enviou ao exterior menos de 13 mil máquinas, levando a um recuo de 10,2% ante os mesmos 11 meses do ano passado. Os tratores de rodas embarcados somaram 8.856 unidades, queda de 14,5%.

Segundo Luiz Moan, a Anfavea trabalha para ampliar as exportações à África a fim de atenuar a queda dos embarques para a Argentina.



Tags: Máquinas agrícolas, Luiz Moan, Ana Helena de Andrade, tratores de rodas, colheitadeiras, Anfavea, produção, exportações.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência