Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Mitsubishi investe em laboratório com PUC-Rio
Desenho do futuro laboratório da PUC-Rio e MMCB em Xerém

Engenharia | 08/12/2014 | 15h50

Mitsubishi investe em laboratório com PUC-Rio

Centro de testes de motores ficará no parque tecnológico do Inmetro no RJ

REDAÇÃO AB

A Mitsubishi Motors do Brasil (MMCB) vai investir R$ 5 milhões para montar um laboratório de desenvolvimento e testes de motores em conjunto com a PUC-Rio. A unidade será instalada dentro do futuro parque tecnológico do Inmetro, que está sendo construído em Xerém (RJ) e deve entrar em operação no segundo semestre de 2015, segundo informou a montadora em comunicado distribuído na segunda-feira, 8.

“A intenção da Mitsubishi é passar a realizar todos os ensaios de emissões relativos a desenvolvimento, homologações e controle de produção nas instalações da PUC-Rio, tão logo o laboratório esteja apto a operar e homologado pelo Inmetro e Cetesb”, explica Reinaldo Muratori, diretor de engenharia da MMCB, empresa brasileira licenciada pela Mitsubishi japonesa para vender e fabricar os carros da marca no País. Com a associação a um centro universitário de pesquisa, a montadora com fábrica em Catalão (GO) atende algumas das exigências do Inovar-Auto, como investimento em engenharia e desenvolvimento, além de projetar motores para atender as metas obrigatórias de eficiência energética do regime automotivo.

Segundo a MMCB, o laboratório da PUC contará com instalações para ensaios de emissões e dinamômetros de chassis e motores, inclusive para veículos diesel. “Será, sem dúvida, um dos mais modernos do País e do continente”, diz Muratori. Com a finalização da construção do laboratório em Xerém, a Mitsubishi passará a realizar no local os ensaios de consumo para aferição da eficiência energética dos veículos vendidos no Brasil, conforme regulamentado pelo Inovar Auto.

A união entre a empresa e a universidade surgiu com o apoio da Petrobras, fornecedora de combustíveis e lubrificantes da marca de veículos no Brasil. “Trabalhamos na área de motores e emissões há muitos anos. Em 2003, inauguramos um dos laboratórios que utilizamos hoje, mas que já está pequeno. Graças à Petrobras, que intermediou o contato com a Mitsubishi, teremos um novo local de 4 mil metros quadrados. É uma estrutura com equipamentos do que há de mais moderno no sistema de emissões e uma condição bem melhor de desenvolvermos projetos nesta área”, diz Sergio Leal Braga, diretor do Instituto Tecnológico da PUC-Rio.

Ao participar das obras do laboratório da PUC-Rio, a Mitsubishi abre as portas para estágios dos alunos do curso de graduação em engenharia da universidade, que terão prioridade para concorrer a futuras vagas no departamento de engenharia da empresa no Brasil. “Nossa intenção é estabelecer uma parceria permanente que possa atingir outras atividades no futuro”, garante Muratori.



Tags: Mitsubishi, PUC-Rio, Inmetro, laboratório, desenvolvimento, motores, testes, emissões, Inovar-Auto, investimento, tecnologia.

Comentários

  • Sadao Hayashi

    Vejo neste processo todo na área de INOVAR AUTO a movimentação no sentido de prover o nosso parque industrial com TECNOLOGIA talvez seja a primeira e unica a dar este passo publicamente. Parabéns a diretoria da MMCB ( MITSUBISHI ), sempre com este espirito inovador creio que ao decorrer do tempo teremos boas novas, são geridos por pessoas capazes e com alianças das mais louváveis.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência