Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Carreira | 09/12/2014 | 14h17

BMW promove renovação do comando em 2015

Harald Krüger será novo presidente do conselho de administração

REDAÇÃO AB

A BMW anunciou uma série de mudanças para renovar a alta direção da empresa, com a troca do comando dos seus conselhos de diretores a partir de maio de 2015, quando acontece a assembleia geral de acionistas do grupo. Harald Krüger será o novo presidente do conselho de administração, no lugar do atual chairman e CEO Robert Reithofer, que por sua vez foi indicado como candidato a ocupar a presidência do conselho de supervisão da companhia, cargo para o qual deverá ser eleito durante a reunião de acionistas marcada para o ano que vem.

O atual presidente do conselho de supervisão, Joachim Milberg, deixará o posto em maio mas continuará a ocupar um dos assentos do comitê, passando também a liderar as iniciativas de responsabilidade social corporativa e de caridade da companhia. As mudanças foram anunciadas na terça-feira, 9, na sede da empresa em Munique, Alemanha, durante reunião do comitê de nomeação e acionistas que agregam 25% dos direitos de voto do Grupo BMW.

O futuro presidente do conselho de administração (chairman), Harald Krüger tem 49 anos e iniciou sua carreira na empresa em 1992, logo após se formar em engenharia mecânica. O executivo é membro do conselho gestor da companhia desde 2008, quando ingressou no comitê como responsável por recursos humanos. Em junho de 2012 passou a responder pelo pós-vendas e pelas outras marcas do grupo, Mini, Rolls-Royce e Motorrad. Desde 1º de abril de 2013, Krüger responde pelos temas de produção da BMW.

Robert Reithofer, 58 anos, está no Grupo BMW desde 1987 e em 2000 ingressou no conselho de administração como responsável por produção e, em 2006, tornou-se chairman e CEO da empresa. Reithofer comandou a expansão do portfólio de produtos e serviços da BMW, com aumento das vendas internacionais e implantação de fábricas em outros países, incluindo o Brasil. Também sob sua gestão o grupo adotou sua estratégia para a eletromobilidade, com o lançamento da marca BMW i de carros elétricos.

“Durante sua gestão como chairman do conselho de administração, Reithofer puxou o desempenho do Grupo BMW para novas alturas, ampliando a liderança da companhia no segmento premium, e ao mesmo tempo deu os passos necessários para assegurar que a empresa esteja estrategicamente preparada para o futuro”, disse Joachim Milberg, que segue no comando do conselho de supervisão até maio próximo.

NOVO MEMBRO DO CONSELHO

Na mesma reunião da terça-feira, o comitê de supervisão escolheu um novo membro para o conselho de administração. Klaus Fröhlich, 54 anos e desde 1987 no Grupo BMW, assumirá o assento com responsabilidade pelo desenvolvimento de produtos, em substituição a Herbet Diess, que deixou a companhia. Fröhlich já ocupou diversas funções executivas no grupo. Mais recentemente, era diretor da linha de veículos pequenos e médios da BMW.



Tags: BMW, carreira, Harald Krüger, Robert Reithofer, presidente, conselho.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência