Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Marketing | 15/12/2014 | 17h26

Volvo venderá carros pela internet

Iniciativa é parte da nova estratégia global da companhia

REDAÇÃO AB

A Volvo Cars anunciou que venderá carros pela internet nos próximos anos como parte de sua estratégia global de marketing. A companhia, controlada pelo grupo chinês Geely, pretende digitalizar as vendas em todos os mercados em que atua globalmente à medida que lança novos veículos, até que toda a linha de produtos seja oferecida online.

A empresa aponta que, por meio de pesquisas, constatou que os consumidores estão prontos para comprar carros pela internet. “O motivo não é conseguir um preço melhor, mas evitar o transtorno de entrar em uma negociação na concessionária”, explicou Alain Visser, chefe de vendas da companhia, em entrevista à agência Automotive News Europe.

A iniciativa é ousada, já que poucos fabricantes de veículos tentaram fazer todo o processo de venda pela internet. Uma exceção é a Tesla, que não formou uma rede de distribuição no formato tradicional e oferece seus carros elétricos apenas on-line. A estratégia causou problemas para a marca nos Estados Unidos, com conflitos e até a impossibilidade de vender em determinadas regiões do país.

Visser garante que a intenção da Volvo não é deixar a rede fora do processo de compra. O executivo assegura que mesmo os veículos vendidos pela internet passarão pelo sistema da concessionária para a entrega. “Quando você fala em e-commerce inicialmente os revendedores ficam nervosos. Mas não vemos um sistema que não passe pela concessionária”, esclarece. A marca tem 2 mil distribuidores no mundo, metade deles na Europa.

Como parte do novo plano, a empresa não pretende seguir as concorrentes do segmento premium, como BMW, Audi e Mercedes-Benz, construindo lojas suntuosas em ruas centrais das grandes cidades. Vesser defende que a marca é diferente e tem seus limites financeiros. “Não acreditamos na construção destes grandes palácios.”

A Volvo também reduzirá a participação em salões de automóvel para se concentrar em ações mais diretas ao consumidor. A partir do ano que vem o objetivo é manter a presença em apenas uma mostra em cada uma das regiões mais expressivas para a marca no mundo. Na Europa o escolhido foi o Salão de Genebra, na China, Pequim e, nos Estados Unidos, a opção foi por Detroit.



Tags: Volvo, internet, marketing, vendas.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência