Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Volkswagen Gol perde a liderança do mercado

Leves | 06/01/2015 | 16h09

Volkswagen Gol perde a liderança do mercado

Fiat Palio foi o carro mais vendido no Brasil em 2014

GIOVANNA RIATO, AB

Em meio a contração do mercado brasileiro em 2014, a Volkswagen derrapou e encerrou o ano com grandes perdas. O Gol deixou de ser o carro mais vendido do Brasil depois de mais de duas décadas na nesta posição. Além disso, a empresa perdeu espaço entre as maiores marcas do País: caiu da segunda para a terceira coloção em vendas, refletindo a perda de quase um ponto porcentual de participação, para 17,32%.

A empresa vendeu 576,5 mil carros no Brasil no ano passado, número 13,5% inferior ao de 2013. A queda é superior a do mercado total, que diminuiu 7,1% em 2014. Foram emplacadas 183,3 mil unidades do Gol. O Fiat Palio superou esta marca por diferença de apenas 385 unidades e assumiu a liderança, ajudado principalmente pelo Palio Fire, que usa a carroceria da terceira geração do modelo lançada no início dos anos 2000. Hoje o Fire é o carro nacional mais barato do País e divide em quase meio-a-meio as vendas com as demais versões da quinta geração do Palio. Ao mesmo tempo, desde o início de 2014 o Gol perdeu a ajuda do G4, que representava cerca de um quarto dos licenciamentos do hatch da Volkswagen.

O Volkswagen Up!, lançado no início de 2014 como a grande aposta da marca para dar fôlego às vendas, decepcionou com 58,8 mil emplacamentos, apenas o suficiente para cobrir a ausência do Gol G4, sem volume suficiente para trazer novo fôlego às vendas da marca. O carro ficou em 14º lugar no ranking dos mais vendidos do País, atrás de modelos mais caros, como os sedãs Toyota Corolla e Hyundai HB20S.

Enquanto isso, a performance do Palio fortaleceu a liderança da Fiat no Brasil. Ainda assim, a companhia teve vendas 8,5% menores do que em 2013, com 698,1 mil carros.

Já a General Motors subiu da terceira para a segunda posição entre as mais vendidas, com 17,4% de market share e 578,7 mil emplacamentos. O principal responsável pelo desempenho foi o compacto Chevrolet Onix, o terceiro carro mais vendido no ano e o mais emplacado nas vendas de varejo, que não incluem os negócios com frotistas, como locadoras.

A Ford permaneceu como a quarta maior montadora do País, com 308,1 mil unidades. O volume representou 9,2% do mercado total. A quinta colocação foi ocupada pela Renault, que garantiu presença de 7,1% e vendeu 237,1 mil veículos, apenas 63 unidades à frente da Hyundai, que terminou o ano na sexta colocação.



Tags: mercado, vendas, Gol, Volkswagen, Fiat, Palio.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência