Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Grupo VW foi o maior fabricante do mundo em 2014

Mercado | 07/01/2015 | 17h39

Grupo VW foi o maior fabricante do mundo em 2014

Companhia tomou o lugar da Toyota como líder global de vendas

REDAÇÃO AB

O Grupo Volkswagen alcançou em 2014 o posto de maior fabricante de veículos do mundo, superando a Toyota com 9,91 milhões de carros vendidos. A companhia alemã ampliou em 5% o volume de veículos negociados na comparação com 2013 e garantiu 11,5% de participação no mercado global, que alcançou o recorde de 86,5 milhões de veículos no ano passado, com expansão de 2,8%. Os dados foram divulgados pela consultoria Focus2Move.

A performance do Grupo VW foi fortalecida pelo bom desempenho das marcas Skoda e Audi, que cresceram 10,2% e 9,3%, respectivamente. As vendas da marca Volkswagen tiveram avanço tímido em 2014, de apenas 2,4%.

O resultado faz do Grupo Volkswagen a primeira empresa europeia a liderar as vendas globais de carros. Por décadas esta posição era disputada apenas entre as norte-americanas General Motors e a Ford. As companhias pareceram focar demais na concorrência e deixaram de lado a rentabilidade. Com isso, enfrentaram sérios problemas financeiros a partir de 2008, com o início da crise econômica nos Estados Unidos, o que fez com que se afastassem da liderança global. Em 2014 a GM foi a terceira maior montadora, com 8,01 milhões de emplacamentos. Já a Ford ocupou a sexta posição do ranking, com 5,91 milhões de carros.

Desde 2009 a empresa que mais vendia carros no mundo era a Toyota, superando a GM. Em 2014 o resultado da companhia japonesa foi o segundo melhor, com 9,81 milhões de unidades vendidas e 11,4% de participação no mercado. A liderança da empresa vinha sendo cobiçada pela Volkswagen há algum tempo. O grupo europeu tinha a meta de se tornar líder mundial até 2018, mas conseguiu alcançar o objetivo quatro anos antes.

RANKING DE VENDAS 2014
Ranking global de vendas
Fonte: Focus2Move



Tags: vendas, ranking, global, líder, Volkswagen.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência