Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 12/01/2015 | 15h14

Vendas de veículos usados crescem 7,2% em 2014

Segmento de leves impulsiona mercado com alta de 6,5% sobre 2013

REDAÇÃO AB

Ao contrário do mercado de veículos novos, cujos emplacamentos caíram 7,1% em 2014 (leia aqui), as vendas de veículos usados cresceram 7,2% sobre o ano anterior, com a transferência de 10,4 milhões de unidades, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, de acordo com dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). Por sua vez, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave), que também computa o mercado de usados, calcua que foram repassados 2,7 usados para cada modelo novo emplacado no ano passado.

Considerando todos os segmentos – incluindo duas rodas e implementos rodoviários – os negócios no setor de usados se elevaram em 6,9% no ano passado contra o anterior, para um total de 13,3 milhões de unidades usadas negociadas em todo o País.

O crescimento foi puxado pelo segmento de veículos leves, que com 10 milhões de unidades superou em 6,5% o desempenho do setor de usados em 2013. Por outro lado, caminhões e ônibus registraram queda anual de 2,3%, para 368,1 mil unidades. Implementos rodoviários acompanharam o ritmo desencadeado e fecharam o ano com retração de 25,8%, para 66,5 mil reboques.

Já o setor de duas rodas confirmou alta de 9,8% das vendas de motocicletas usadas em 2014, para o total de 2,8 milhões de unidades.

Para Ilídio dos Santos, presidente da Fenauto, a tendência de crescimento também deve continuar em 2015: “Percebemos esse movimento há alguns meses, de forma constante e progressiva. Está bem claro para nós que o consumidor está procurando oportunidades mais vantajosas para a compra de veículos. Por isso vem optando pela escolha de seminovos que oferecem praticamente os mesmos benefícios de um carro novo, mas com custos menores e até garantias originais, em alguns casos. Essa procura cada vez mais por seminovos deve se expandir neste ano, já que a oferta de crédito e financiamento para a aquisição de veículos seminovos também deverá aumentar. Estamos otimistas com isso”, afirma.

A entidade destacou o aumento dos negócios na Região Nordeste, que apresentou crescimento de 13,2%, para 1,9 milhão de veículos.

O modelo leve usado mais vendido em 2014 continuou a ser o Volkswagen Gol, cujas transferências somaram mais de 1,14 milhão de unidades, seguido pelo Fiat Uno, com 682,2 mil.



Tags: Usados, vendas, Fenauto, Fenabrave, automóveis, caminhões, ônibus, motocicletas.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência