Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
México supera o Brasil em produção

Indústria | 13/01/2015 | 11h08

México supera o Brasil em produção

País fabricou volume recorde de 3,21 milhões de unidades em 2014

REDAÇÃO AB

O México ampliou em 9,8% sua produção de veículos em 2014 e superou o Brasil no ranking de maiores fabricantes globais, com 3,21 milhões de veículos, subindo para a sétima colocação. As informações foram divulgadas pela Amia, associação das montadoras instaladas no país. Até então a produção brasileira liderava os volumes da América Latina, mas, com a queda de 15,3% no ritmo das linhas de montagem nacionais no ano passado, o posto foi perdido.

As exportações mexicanas, que também atingiram recorde em 2014, fazem inveja a qualquer país com a ambição de se tornar um fabricante global. Foram exportados 2,64 milhões de veículos, 82% do total fabricado ali, com a maior parte destinada aos mercados sócios do Nafta (Estados Unidos e Canadá) e países asiáticos, além de outra parcela menos significativa embarcada para o Brasil. Enquanto isso, as vendas internas do país permaneceram menos expressivas, com 1,13 milhão de carros. Ainda assim, o patamar é 6,8% superior ao de 2013. "O crescimento que tivemos em produção e exportação é espetacular", avalia Eduardo Solís, presidente da Amia.

O crescimento da fabricação de veículos no país recebeu impulso extra com o início da operação de três novas plantas, Nissan, Honda e Mazda, além da expansão de unidades já existentes. Com o resultado de 2014, o México conclui um ciclo de 10 anos em que praticamente duplicou a produção. Atualmente saem das linhas de lá cerca de 19% do total fabricado na América do Norte. Essa participação pode aumentar para 27% até 2020 com a entrada em atividade de quatro fábricas previstas para o período: BMW, Audi, uma planta fruto de parceria entre Mercedes-Benz e Infiniti/Nissan e uma unidade da Kia.



Tags: México, produção de veículos, fábricas, indústria, exportações.

Comentários

  • Jean J. de Souza

    Assistindo de camarote... Parabéns ao México! Bons negócios!

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência