Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 14/01/2015 | 12h50

Bridgestone cria sensor que estima desgaste de pneu

Motorista será avisado sobre melhor momento para troca ou rodízio

REDAÇÃO AB

A Bridgestone desenvolve uma nova tecnologia para estimar, em tempo real, o desgaste dos pneus e a profundidade remanescente dos sulcos. Com a instalação de sensores internos e a utilização de um conceito denominado Cais (Contact Area Information Sensing, ou sensoriamento de informações da área de contato), os pneus avisarão o motorista sobre o melhor momento para a substituição ou rodízio.

Os sensores aplicados obtêm informações sobre as alterações na banda de rodagem, inclusive o desgaste irregular (mais acentuado em um dos lados, por exemplo), e as enviam para o equipamento analítico montado no automóvel. Ao analisar essas informações, o Cais faz a estimativa das condições do pneu.



Tags: Bridgestone, pneus, banda de rodagem, desgaste irregular, Cais.

Comentários

  • Sidney da Rocha

    A Goodyear e Michelin também vêm desenvolvendo tecnologias para o acompanhamento dos desgastes dos pneus a bastante tempo, mas até o momento não existe nada economicamente viável. Seguramente estes sensores ajudarão muito nos controles, mas os usuários não querem pagar por essas tecnologias. Os fabricantes que as disponibilizarem terão que apresentar esses recursos como um diferencial, mas não conseguirão agregá-lo ao preço.

  • Anderson

    Tecnologia aparentemente muito interessante. Só é necessário ver de é realmente efetiva ou apenas uma jogada de marketing da Bridgestone.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência