Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 16/01/2015 | 16h42

Volkswagen desenvolve conceito controlado por gestos

Acenos das mãos controlam principais funções do painel no Golf R Touch

REDAÇÃO AB

Um automóvel controlado por gestos: esta é a proposta apresentada pela Volkswagen no conceito Golf R Touch durante a Consumer Electronics Show 2015, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Equipado com sistema de controle por gesticulação, o carro traz um painel reformulado com computador de bordo de alto desempenho e sistema de reconhecimento preciso de acenos humanos. Com o advento de mais novas tecnologias presentes nos veículos, a montadora se antecipou em criar um ambiente que não sobrecarregasse o motorista no futuro.

Gestos de controle no espaço em três dimensões são reconhecidos por uma câmera 3D montada no módulo do teto. O usuário se conecta com o sistema ao abrir os dedos de uma das mãos. Isto evita a ativação não intencional de alguma função pelo movimento da mão. Os controles são escolhidos usando o dedo indicador - movido no ar. A função é confirmada pressionando um botão virtual com o indicador. A operação por gestos é encerrada pelo fechamento dos dedos da mão.

O sistema de infoentretenimento, desenvolvido por uma equipe de designers, especialistas em ergonomia e técnicos em eletrônica, é capaz de atender requisitos aparentemente contraditórios: apesar da contínua e crescente complexidade e quantidade de funções no painel de um veículo, o da VW tem como objetivo diminuir a distração do motorista, permitindo ao mesmo tempo o máximo de personalização e operação intuitiva do carro. Quase todos os controles são executados por meio de telas de toque, resultando em um cockpit com poucos interruptores.

O veículo é equipado com três displays: tela sensível ao toque com 12,8 polegadas para o sistema de infoentretenimento, um centro de controle de 8 polegadas com resposta ao toque, para as funções do veículo, de climatização e mídia, e um mostrador de 12,3 polegadas de informações com instrumentos digitalizados.

O controle acontece de forma intuitiva: o módulo de teto, por exemplo, mostra um símbolo na tela assim que uma mão se aproxima dele. Quando o usuário toca a superfície, um menu é apresentado simultaneamente na tela de toque de 12,8 polegadas, com várias opções, como “abrir/fechar o teto solar”. Importantes funções do teto podem ser acessadas e controladas diretamente por um gesto no espaço à frente do painel de controle. Outro exemplo é o movimento no sentido do para-brisa, usado para fechar o teto solar, enquanto um gesto para longe do mesmo irá fechá-lo.

Sob o mostrador de infoentretenimento há um controle de toque deslizante. No Golf R Touch ele substitui o botão de controle rotativo. O deslizador, que é equipado com um trilho-guia para o dedo, além de iluminação em LED e sensores de aproximação, é usado para ajustar o volume do sistema de som. O display do painel e todo seu conteúdo pode ser personalizado, bem como a iluminação ambiente.

escrever



Tags: Volkswagen, conceito, Golf R Touch, computador de bordo.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência