Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Negócios | 19/01/2015 | 17h51

Vendas globais da Renault cresceram 3,2% em 2014

Para este ano, companhia espera nova retração do mercado brasileiro

REDAÇÃO AB

A Renault encerrou 2014 com crescimento em suas vendas globais. Os negócios aumentaram 3,2%, para 2,71 milhões de carros entregues. Comunicado distribuído pela companhia mostra a intenção de seguir crescendo em 2015, apesar do cenário incerto. A projeção é de alcançar alta de 2% na comparação com o ano passado. O Brasil não deve colaborar tanto com este resultado. Segundo a montadora, o País, que é o seu segundo maior mercado no mundo, pode apresentar nova retração na demanda por veículos.

Na visão da companhia, o cenário também será desfavorável na Argentina, onde não há expectativa de recuperação. A Rússia é outra região importante com tendência de retração, que pode chegar a 25%. A expectativa para o mercado doméstico da fabricante, na França, é de estabilidade. ”Seguiremos com o nosso plano para o médio prazo, o Renault Drive the Change. Esperamos crescimento nos nossos volumes globais, o fortalecimento de nossa presença na Europa e melhorias nas nossas posições nos principais países emergentes”, apontou Jérôme Stoll, vice-presidente executivo de vendas, em comunicado.

RESULTADO 2014

A expansão das vendas do Grupo Renault em 2014 ficou sensivelmente abaixo da anotada pelo mercado total, que avançou 3,5%. Ainda assim, a empresa elevou sua participação em nove de 10 das principais regiões em que atua.

Na Europa houve avanço de 0,6 ponto porcentual, para 10%, com expansão de 12,5% nos emplacamentos. A alta aconteceu na maior parte dos países da região, com destaque para o Reino Unido, Portugal e Espanha. Os números incluem automóveis e comerciais leves tanto da marca Renault quando da Dacia.

O Grupo contornou a contração em seus principais mercados emergentes e conquistou mais espaço nas vendas na Rússia, Brasil, Turquia e Argélia. Ainda assim, os resultados da Renault fora da Europa, que representam parcela de 46% do total, acumularam queda de 5,9%. No Brasil a companhia alcançou recorde de market share, com 7,1%. A performance na Rússia, terceiro maior mercado da montadora, garantiu participação de 7,9%.

Os negócios da montadora na região que inclui África e Índia diminuíram 9,2% ao longo de 2014, com redução de 0,7 pontos porcentual de presença nas vendas, para 3,8%. Ainda assim, a empresa liderou o mercado na Argélia e no Marrocos.

Na Ásia houve ganhou importantes. As vendas da Renault Samsung Motors cresceram 33,3% na Coreia. Com isso, a marca alcançou 5,7% de participação. Na China o Grupo entregou 34 mil veículos um ano depois da criação da joint venture na região, a Dongfeng Renault Automotive Company. A companhia acelera os planos para iniciar a fabricação de seus primeiros carros no país em 2016.



Tags: Renault, vendas, negócios, Brasil.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência