Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
MWM International se prepara para 2015 difícil
Thomas Püschel, diretor de vendas e marketing da MWM International

Powertrain | 19/01/2015 | 20h13

MWM International se prepara para 2015 difícil

Fabricante planeja 33 lançamentos ao longo do ano em diferentes segmentos

SUELI REIS, AB

Após um 2014 conturbado para o principal setor em que atua, o de veículos comerciais pesados, a MWM International arregaça as mangas para encarar 2015: a fabricante de motores diesel planeja 33 lançamentos para seus clientes ao longo deste ano, dentro de todos os segmentos que atende, caminhões, ônibus, os fora de estrada, como máquinas agrícolas e de construção, além de geradores de energia. O volume representa um aumento de 50% com relação aos lançamentos realizados no ano passado, que somaram 22 novas aplicações.

Desenvolvidos pela equipe da MWM no centro tecnológico da companhia em sua unidade da capital paulista, no bairro de Santo Amaro, os motores têm alto índice de conteúdo local e permitem customização de acordo com a necessidade de aplicação.

“Com o aumento da demanda por conteúdo local, entrada crescente de newcommers no mercado brasileiro e a necessidade dos clientes por soluções completas, esta flexibilidade que temos em todas as linhas de produtos certamente é um grande diferencial”, afirma Thomas Püschel, diretor de vendas e marketing da MWM International. O executivo acrescenta que com a expansão de seu portfólio, a empresa atende de forma personalizada, tanto os novos projetos de clientes atuais como os de novos clientes.

Os novos produtos representam um novo fôlego para a empresa, que viu sua produção recuar de 121,7 mil unidades em 2013 para quase 100 mil no ano passado.

“Para 2015 esperamos um desempenho similar ao de 2014, com viés de baixa”, projeta Püschel. Ele aponta que fatores como taxas mais altas do Finame PSI, que apesar de ainda atrativas, não financiam mais 100% do bem e a iminente crise nas obras de infraestrutura do País vão influenciar diretamente no mercado de veículos pesados neste ano. “Mesmo o agronegócio, com expectativa de novo recorde, não deve ser um fator que vá gerar alguma retomada significante para 2015. Talvez o projeto nacional de renovação de frota, esperado para o segundo semestre, possa gerar alguma retomada, mas volumes significativos só no ano seguinte. Este será um ano de ajuste em muitos aspectos: prevemos um cenário melhor para 2016.”

Em meio a tantos desafios, a companhia destaca as exportações, que em 2014, representaram 8% dos negócios: “O câmbio como está hoje nos favorece. Registramos negócios importantes com os mercados do Egito, México, Turquia e outros. Vamos continuar atendendo outros mercados e expandindo nossa atuação.”

O segmento de geração de energia também deve se mostrar um alento para 2015. As chuvas abaixo do esperado já começam a afetar a geração hidrelétrica, o que pode demandar mais geradores diesel. O aumento do custo da energia elétrica é outro fator que pode alavancar os negócios de motores estacionários (geradores de energia elétrica).

Assista à entrevista exclusiva com Thomas Püschel, diretor de vendas e marketing da MWM International:



Tags: MWM International, motor, diesel, caminhões, ônibus, renovação de frota, geradores, Thomas Püschel.

Comentários

  • Alexandre

    Sou funcionário desta empresa a aproximadamente 7 anos , me orgulho de fazer parte deste grupo. Uma empresa robusta que apesar de tantas crises vem preservando seu funcionário. Acredito que hoje com esta crise de água que estamos passando a MWM vai saber tirar proveito com motores que possibilitem o bombeamento de água de poços e similares motores geradores para produzir energia ...

  • ivan da silva

    Não sabia que havia uma empresa com essa competência em projetos e fabricação de motores automotivos no Brasil.Pois é largamente divulgado e deixado bem claro na mídia, que a tecnologia de determinado automóvel é deste ou daquele país. Fico orgulhoso. Este vídeo deve ser passado principalmente aos jovens para que saibam qua vale apena estudar e se esforçar pois temos indústrias como essa e penso que estão atentas a novos talentos para manterem-se sempre na vanguarda. Parabéns a MWM.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência