Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Combustíveis | 22/01/2015 | 19h05

Anfavea e governo discutem adição de etanol à gasolina

Definição em 2 de fevereiro pode ou não elevar nova mistura a 27,5%

AGÊNCIA BRASIL

O governo federal deverá definir no início de fevereiro se o porcentual de etanol anidro adicionado à gasolina será alterado. Segundo o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, haverá uma reunião técnica na próxima quarta-feira, 28. A decisão deve ser anunciada no dia 2 de fevereiro.

Moan reuniu-se com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, na tarde de quinta-feira, 22. Também participaram do encontro representantes de entidades do setor de petróleo, gás natural e combustíveis.

Atualmente, o porcentual máximo permitido de etanol anidro misturado à gasolina é 25%. Em setembro do ano passado, a presidente Dilma Rousseff sancionou projeto de lei autorizando o aumento para 27,5%. Para isso, no entanto, a viabilidade técnica teria de ser comprovada (já que etanol extra poderia comprometer a durabilidade de componentes ou funcionamento dos veículos).

Segundo Luiz Moan, não há definição do porcentual a ser adotado. O executivo acrescentou que faltam estudos sobre durabilidade e desempenho dos veículos com quantidade maior de etanol.



Tags: Anfavea, Luiz Moan, etanol anidro, Minas e Energia, Eduardo Braga, Dilma Rousseff.

Comentários

  • Eng. João Pedro Wolff

    Está na hora do Brasil aprender a deixar de tomar decisões baseadas somente em sentimentos. A Petrobras ( que tem de arcar com as trapalhadas de quem "manda") já avisou que terá de importar nafta para conseguir mudar o "Blend" da gasolina para que os motores consigam funcionar com esta mistura esdrúxula. Até quando vamos pagar a conta? Como se aprimora o desempenho dos motores ( economia, potencia e emissões) se a qualquer momento é mudada a composição dos combustíveis ?

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência