Anfavea e governo discutem adição de etanol à gasolina
Definição em 2 de fevereiro pode ou não elevar nova mistura a 27,5%
AGÊNCIA BRASIL
O governo federal deverá definir no início de fevereiro se o porcentual de etanol anidro adicionado à gasolina será alterado. Segundo o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, haverá uma reunião técnica na próxima quarta-feira, 28. A decisão deve ser anunciada no dia 2 de fevereiro.
Moan reuniu-se com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, na tarde de quinta-feira, 22. Também participaram do encontro representantes de entidades do setor de petróleo, gás natural e combustíveis.
Atualmente, o porcentual máximo permitido de etanol anidro misturado à gasolina é 25%. Em setembro do ano passado, a presidente Dilma Rousseff sancionou projeto de lei autorizando o aumento para 27,5%. Para isso, no entanto, a viabilidade técnica teria de ser comprovada (já que etanol extra poderia comprometer a durabilidade de componentes ou funcionamento dos veículos).
Segundo Luiz Moan, não há definição do porcentual a ser adotado. O executivo acrescentou que faltam estudos sobre durabilidade e desempenho dos veículos com quantidade maior de etanol.
Tags: Anfavea, Luiz Moan, etanol anidro, Minas e Energia, Eduardo Braga, Dilma Rousseff.