Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 27/01/2015 | 17h13

Em 2020, 250 milhões de carros sem motorista

Montadoras estão cada vez mais modernizando seus veículos

REDAÇÃO AB

Até 2020, um em cada cinco carros que rodam no mundo estará conectado diretamente à rede de internet sem fio e 250 milhões deles usarão a tecnologia para incorporar a condução autônoma - ou seja, poderão dirigir sem a interferência do motorista. A projeção é de recente estudo sobre o tema da consultoria Gartner.

Segundo a consultoria, em 2015 haverá 4,9 bilhões de “coisas” conectadas à internet, o que representa um aumento de 30% em relação a 2014 e a previsão é de que sejam 25 bilhões em 2020. Os carros já representam uma grande parcela de tudo que está conectado à rede, tecnologia indispensável para fazer funcionar os sistemas de condução autônoma.

Já a IHS, empresa de pesquisas e análises de tecnologia industrial, diz que o aumento em 2015 será de 20% dos carros no mundo com alguma forma de conectividade embutida, enquanto as previsões para o futuro são um pouco mais pessimistas, com aumento de seis vezes até 2020, resultando em 152 milhões de veículos on-line.

Em 2035 as os carros autônomos deverão representar 75% das vendas globais, de acordo com a EY (nova marca da Ernst & Young). Segundo a consultoria, daqui 5 a 10 anos já será possível usar veículos autônomos em ambientes controlados (leia aqui).

Cada vez mais as montadoras estão desenvolvendo aparatos de conectividade em seus carros e parcerias com empresas de tecnologia. O poder de escolher músicas ou fazer chamadas por bluetooth na tela touchscreen do carro é algo que já está ficando para trás em questão de inovação, já que grande parte dos carros está vindo de fábrica com essas tecnologias e não é algo restrito apenas aos modelos de luxo.

Fábricas como a BMW estão desenvolvendo carros que estacionam sozinhos ou como a Volvo, que tem modelos que identificam por câmeras pedestres e ciclistas na rua e acionam os freios do carro. Já a Ford, em parceria com a Intel, desenvolve um protótipo chamado Mobii, onde uma câmera fará identificação facial do motorista, que terá um acesso personalizado ao sistema do carro.



Tags: Carros conectados, tecnologia, conectividade, carro autônomo, carro online, IHS, Gartner.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência