Na quarta, 28, 4 mil trabalhadores se reuniram no ABC
Trabalho
|
28/01/2015
|
15h30
Metalúrgicos adotam bandeira das montadoras
Sindicato entra na briga por crédito e pelo programa de renovação de frota
MÁRIO CURCIO, AB
Em protesto contra as demissões que ocorrem (ou podem ocorrer) na indústria automotiva, durante a mobilização de cerca de 4 mil trabalhadores na quarta-feira, 28, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, juntou-se às montadoras na defesa de medidas que ampliem a liberação de crédito para aquisição de veículos e também a implantação do Programa Nacional de Renovação da Frota de Caminhões.
Em encontro ocorrido na primeira quinzena com o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, o presidente do sindicato lembrou também da necessidade de crédito para a produção industrial.
Segundo a Anfavea, associação que reúne fabricantes de veículos, o número de vagas ocupadas nas montadoras passou de 158,7 mil em dezembro de 2013 para 144,6 mil no mesmo mês de 2014, queda de 8,8%.
Na estimativa feita em outubro pelo Sindipeças, que reúne fabricantes de componentes, o setor teria 201 mil trabalhadores, total 8% inferior ao de 2013. Com a próxima atualização, que ocorrerá nos próximos dias, essa diferença tende a aumentar.
“Estamos sendo penalizados pelo sistema financeiro. O governo não pode se curvar às pressões que recebe do sistema financeiro nacional e internacional”, disse o presidente do sindicato.
Tags: Sindicato, metalúrgicos, Rafael Marques, Miguel Rossetto, Anfavea.