Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Insumos | 30/01/2015 | 19h15

Pirelli produz 1 milhão de pneus com sílica de casca de arroz

Com processo inovador, fabricante substitui a areia para fazer o composto

REDAÇÃO AB

A Pirelli alcançou em janeiro deste ano a marca de 1 milhão de pneus “verdes” produzidos no Brasil com sílica de casca de arroz. Os produtos são destinados a carros de passeio e caminhões e têm baixa resistência ao rolamento, proporcionando maior economia de combustível.

A sílica usada em pneus normalmente é extraída da areia, mas a Pirelli criou uma forma de tirar o composto das cinzas da queima de cascas de arroz, em uma fábrica na cidade de Meleiro, em Santa Catarina, especialmente destinada à produção do insumo. O processo é exclusivo e foi patenteado pela fabricante italiana.

A sílica substitui o negro de fumo derivado de petróleo na composição de um pneu. É mais resistente às lacerações e gera menor resistência do pneu no contato com o solo, o que consequentemente garante menor gasto de combustível.

De acordo com a Pirelli, a marca de 1 milhão de pneus com sílica de casca de arroz foi obtida somando a produção nas unidades de Campinas (SP), Feira de Santana (BA) e Gravataí (RS).

Em pneus com mistura de borracha natural, a Pirelli alcança atualmente 20% de insumos renováveis em seus produtos. Com o uso da sílica proveniente da casca do arroz, esse porcentual sobe para 23%.



Tags: Pirelli, sílica, pneu verde, pneu, pneus, negro de fumo, petróleo, casca de arroz.

Comentários

  • Emir Candeia Gurjão

    comercei a acompanhar este espaço, gostei da reportagem porque ela traz em seu corpo assunto já presente , muito bom.

  • Giovanni

    Muito legal, Parabens a pirelli pela iniciativa,vou comprar esse pneu e ainda vou aplicar as microesferas para aumentar mais a vida ultil do pneu Muito bom

  • José Pedro Souza

    A quantidade de silica conforme reportagem é de 3%, o que não interfere nas propriedades fisicas do composto, já que a silica melhora o desempenho em conforto, mas não podemos esquecer que são milhares de pneus produzidos e que por menor seja a contribuição no final será um grande montante de residuo que passa a ser matéria prima, contribuindo para melhoria do meio ambiente.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência