Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Gasolina: adição de etanol anidro deve ir a 27%
Etanol, etanol anidro, gasolina, premium, 27%, Luiz Moan, Anfavea, Dilma Rousseff, Aloizio Mercadante

Combustíveis | 02/02/2015 | 15h05

Gasolina: adição de etanol anidro deve ir a 27%

Versões premium do combustível manterão mistura máxima de 25%

REDAÇÃO AB

O governo deve elevar a mistura de etanol anidro às gasolinas comum e aditivada para até 27%. A nova proporção começa a ser praticada a partir do dia 16 de fevereiro. Em princípio, as gasolinas premium manterão a adição máxima de 25%. A informação foi dada na manhã de segunda-feira, 2, por Luiz Moan, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Cabe agora à presidente Dilma Rousseff aprovar a mistura adicional. Ela deve analisar o assunto na terça-feira, 3. O setor sucroalcooleiro e as montadoras acertaram o novo porcentual com o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante. Segundo Moan, testes realizados pela Petrobras mostraram que o desempenho dos veículos permaneceu inalterado com a nova mistura. As fabricantes vêm realizando avaliações de durabilidade.

Segundo Moan, o teor adotado foi de 27% e não de 27,5% como uma forma de defesa ao consumidor, uma vez que as provetas de verificação de qualidade instaladas nas bombas de combustível não permitem a leitura do número fracionado.



Tags: Versões aditivada e premium manterão mistura máxima de 25% Etanol, etanol anidro, gasolina, premium, 27%, Luiz Moan, Anfavea, Dilma Rousseff, Aloizio Mercadante.

Comentários

  • Ricardo

    Proponho mudar o nome do combustível para Gasetanol, pois cobrar preço de gasolina por uma mistura que contém 27% de etanol é brincadeira. Isso não fere os direitos do consumidor? Estamos comprando "gato por lebre"? Gasolina verdadeira, só na Europa...

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência