Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Eventos | 02/02/2015 | 18h41

Feira reunirá montadoras e cadeia de suprimentos em Joinville

Industrial Supply South America acontece entre 15 e 17 de setembro

GIOVANNA RIATO, AB

O cenário incerto para a indústria automotiva no Brasil pode ser terreno fértil para a Industrial Supply South America (Issa), feira que reunirá a montadoras e cadeia de suprimentos no centro exposições Expoville, em Joinville (SC). O evento é iniciativa da Hannover Fairs Sulamérica, subsidiária da Deutsche Messe, e pretende oferecer às montadoras, em um só lugar e em curto período de tempo, a chance de conhecer diversos fornecedores e, eventualmente, encontrar soluções para gargalos em sua cadeia produtiva.

Valério Regente, diretor da feira, aponta que o objetivo é suprir três necessidades das OEMs. A primeira delas é a demanda por mais conteúdo local, impulsionada pelo Inovar-Auto, regime automotivo que entrou em vigor em 2013. O segundo aspecto importante é a busca das fabricantes de veículos por mitigar riscos e a terceira grande necessidade é a redução de custos. “As montadoras têm visão de longo prazo, não se orientam por situação conjuntural, por isso este é o momento certo para o evento. É hora de buscar mais eficiência e melhoria no processo produtivo”, avalia.

Para entregar tantas soluções para as montadoras a feira tem formato reverso. A Hannover Fairs oferece espaço gratuito para que as fabricantes de veículos participem, garantindo assim que os compradores sejam atraídos para o evento. “São estandes de 90 metros quadrados com salas de reunião privativas. Exigimos apenas que as empresas levem seus profissionais de compras e de engenharia”, explica Regente. As equipes das montadoras vão receber os reais expositores: fabricantes de autopeças e componentes e outros fornecedores da cadeia produtiva.

O evento é apoiado ainda em um minucioso trabalho consultivo. A organização da feira verifica com cada uma das montadoras participantes o que elas procuram na feira e quais são os gargalos de suas cadeias produtivas. Com estas informações em mãos, a empresa vai atrás dos fornecedores capazes de suprir estas deficiências. “Temos uma abordagem diferente para trazer resultados”, enfatiza regente. Além disso o evento contará com rodadas de negócios.

A ideia é oferecer uma solução eficiente para os dois lados. As OEMs poderão encontrar o que precisam e os fornecedores terão a chance de falar com várias fabricantes em um só lugar. “Hoje, para encontrar uma solução, as montadoras têm de visitar empresa por empresa ou pesquisar a partir do aftermarket. Queremos ajudar o pessoal da área de desenvolvimento destas companhias”, esclarece Regente, lembrando que até então não existia um evento voltado apenas ao fornecimento de componentes originais.

O diretor reconhece que o sucesso da feira depende muito da adesão das montadoras. Por enquanto, está na fase de acertos finais a presença de seis delas. “Assim que assinarmos os contratos poderemos divulgar os nomes.” A ideia é que as fabricantes atraiam empresas da cadeia de suprimentos. O objetivo é ter de 100 a 150 fornecedores no evento. Entre 30% e 40% serão empresas internacionais, que usarão o encontro como porta de entrada para o mercado brasileiro. Regente assegura que as companhias asiáticas terão participação pouco expressiva. “Nenhuma de nossas feiras internacionais tem grande presença de chineses.”

Assista à entrevista exclusiva com Valério Regente, diretor da Industrial Supply South America:



Tags: montadora, cadeia de suprimentos, fornecedores, Industrial Supply South America, Valério Regente.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência