Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 04/02/2015 | 17h01

Abeifa: vendas de importados caem 22,2% em janeiro

Associadas entregam 7,4 mil unidades contra as 9,6 mil de igual mês de 2014

REDAÇÃO AB

As empresas associadas a Abeifa, entidade que representa as importadoras e fabricantes de automóveis e comerciais leves, registra vendas 22,2% menores em janeiro na comparação com igual mês de 2014, quando foram emplacados 9,6 mil veículos importados. De acordo com comunicado divulgado na quarta-feira, 4, as 28 marcas licenciaram pouco mais de 7,4 mil unidades no primeiro mês do ano, o que representou queda de 24,7% sobre dezembro do ano passado. Apesar do volume menor, a participação da Abeifa nas vendas totais de veículos novos no País subiu para 3,07% em janeiro contra 2,81% de dezembro. Há um ano, a entidade contabilizava fatia de 3,21% do mercado.

O resultado de janeiro era previsto, segundo a Abeifa, uma vez que já havia sinalizado que a reação das vendas observada em dezembro teria sido resultado de antecipação de compra estimulada pelos preços menores antes do aumento do IPI, que voltou a vigorar em sua plenitude em 1º de janeiro, e pela entrada do 13º salário.

“Como já havíamos indicado, não vamos especular sobre possíveis reações imediatas, mas sim analisar os números com cautela. Para o nosso mercado, os índices mais relevantes que temos de acompanhar são a confiança do consumidor e a taxa de câmbio”, argumenta Marcel Visconde, presidente da Abeifa.

Em janeiro, o índice de confiança do consumidor caiu de 96,2 pontos em dezembro para 89,8 pontos em janeiro, marcando um dos piores resultados da série. O otimismo com a situação econômica nos seis meses seguintes, indicador que impacta a confiança do consumidor, também caiu de 92,5 para 77,6 pontos na mesma base de comparação.

“A luz vermelha acendeu e os brasileiros continuam a espera de notícias que mudem o cenário de pessimismo e retração. O setor está em alerta e sabemos que 2015 será um ano de grandes desafios e dificuldades para superar”, reitera Visconde.



Tags: Abeifa, importados, vendas, mercado, emplacamentos, Marcel Visconde.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência