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06/02/2015 | 16h50

Comerciais

Iveco coloca Daily GNV para testar em São Paulo

Grandes transportadoras de São Paulo vão avaliar o VUC por seis meses


REDAÇÃO AB

A Iveco fez parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de São Paulo (Setcesp) e com a Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) para colocar uma unidade do Daily 35C14G movido a Gás Natural Veícular (GNV) para rodar em testes na cidade. As empresas que utilizarão o veículo são Expresso Mirassol, Jamef, Mira Transportes, RG Log, Tex Courier e West Air Cargo.

A montadora entregou o veículo para Setcesp no fim de janeiro e as transportadoras, que devem ficar um mês cada com o VUC, já colocaram o modelo para rodar. O gerente de frota e tráfego da Mira Transportes, Arílson Abreu, comemora a parceria para carros movidos a combustíveis alternativos. “Ficamos felizes em fazer parte do projeto. Essa iniciativa ajudará o meio ambiente e também a desenvolver veículos confiáveis movidos a GNV para o transporte em grandes centros urbanos”, afirmou.

A montadora realiza testes com veículos movidos a combustíveis alternativos desde 2011 e já desenvolveu diversos modelos movidos a gás. Especificamente neste projeto, a Comgás fornecerá para as empresas de transporte todo o gás que for necessário durante o período dos testes. A Iveco visa comprovar a eficiência de veículos movidos a outros combustíveis, segundo Fábio Nicora, engenheiro sênior de produto, responsável pela área de inovação da empresa. “Cada vez mais o Brasil segue o caminho que já é trilhado na Europa”, reconhece.

OS BENEFÍCIOS

De acordo com dados divulgados pela Iveco, a versão a gás diminui os ruídos em seis decibéis em relação ao modelo com motor diesel. O Daily GNV permite redução de 84% da emissão do gás Nox e 25% menos CO2. O modelo, protótipo de veículo comercial leve, conta com um motor de ciclo otto, quatro cilindros e 3 litros de cilindrada, que desenvolve potência máxima de 136 cv e torque de 350 Nm. O GNV é armazenado em seis cilindros, com pressão de 200 bar. A capacidade de gás armazenada permite autonomia de 350 km no uso urbano.

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