Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 12/02/2015 | 13h20

Na Audi, robôs e homens já trabalham juntos

Interação na linha de montagem aumenta produtividade dos processos

REDAÇÃO AB

O robô apelidado de “Part4you” (peça para você) é a nova atração da linha da produção da Audi em Ingolstadt. Ele retira peças das caixas e as entrega em mãos, tanto para facilitar parte do processo quanto para evitar que os funcionários se curvem para pegar os componentes, evitando problemas de saúde causados por movimentos repetitivos.

Até então, os empregados tinham de se inclinar sobre caixas para retirar as peças. A tarefa, que agora é realizada pelo robô e é aparentemente simples, podia causar danos à coluna.

O novo aparelho trabalha lado a lado com os colaboradores da Audi e é equipado com uma câmera e uma ventosa integrada. Isto permite que a máquina reconheça e retire os componentes corretos das caixas e os repasse aos trabalhadores, sem barreiras de segurança, no momento certo e na posição ergonomicamente ideal.

Desde 2013 os funcionários da montadora alemã da montagem de carrocerias do modelo A4, na mesma planta de Ingolstadt, vêm trabalhando em parceria com o mesmo tipo de robôs, equipados com um bico aplicador de adesivo, mas com ritmo fixo de trabalho e sem repassar componentes. Na montagem da carroceria, os robôs ajudam os colaboradores aplicando adesivos em peças que são coladas. Os empregados só precisam colocá-las no lugar e iniciar o procedimento automático.

A fabricante informa que está planejando expandir a colaboração homem-robô em outras plantas ao redor do mundo. O processo é pioneiro também no Grupo Volkswagen.



Tags: Audi, Ingolstadt, robô, automatização.

Comentários

  • MARCOS LUCHESE

    Muito interessante a aplicação , dois pontos a de se ressaltar lendo a matéria. Um deles refere-se ao elevado custo que ainda persiste nos equipamentos ( robôs ) e na importação propriamente dita, que venha permitir o uso mais amplo em nossas manufaturas ...o outro , esta ligado a esta crescente necessidade de aplicarmos as NR's em nossos processos , o que vem retirando competitividade e agravando o uso por devido as restrições ...exemplo : homem e robô trabalhado sem barreiras de segurança. Enfim, uma boa aplicação especialmente para ajudar nas questões de saúde !

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência