Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Combustíveis | 13/02/2015 | 18h05

Etanol é alternativa mais eficiente para caminhões

Pesquisa da Scania com 50 caminhões avalia opções a combustível fóssil

REDAÇÃO AB

Após quatro anos de testes com 50 caminhões a Suécia, a Scania divulgou que o caminhão operado com bioetanol ED95 alcançou a menor emissão de CO2, aproximadamente 70% de redução, obtendo larga vantagem em comparação a outros combustíveis alternativos.

Para fazer a comparação a fabricante colocou os 50 caminhões para rodar em Estocolmo, na Suécia. Além dos veículos movidos a bioetanol (em motor ciclo diesel), também foram testadas alternativas bicombustível diesel-gás natural (metano) e diesel-elétrico (híbrido), dentro do projeto nomeado “Caminhão Limpo” (The Clean Truck Project).

Os caminhões movidos a bioetanol são operados pela empresa de transportes Kyl-och Frysexpressen, que leva produtos frescos para varejistas de alimentos na região de Estocolmo. Segundo o diretor geral da transportadora sueca, Robert Barkensjö, após alguns anos de testes o resultado era claro. “Dentre as opções existentes, simplesmente não há razão para olhar para qualquer outra solução que não o bioetanol”, afirma o executivo. Ele conclui dizendo que não há diferença de desempenho, dirigibilidade e operação de um caminhão movido a diesel fóssil para outro abastecido com o biocombustível.



Tags: Bioetanol, Etanol, Scania, caminhões, combustível alternativo.

Comentários

  • Marco Antonio Buzzo

    Enquanto a Scania busca alternativas mais limpas para o caminhões aqui em Terras Brasilis se fecha os olhos para o uso do alcool de forma mais competitiva, será tão necessário tributar fortemente os ecologicamente corretos?

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência