Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Metalúrgicos param GM de São José
Trabalhadores cruzaram os braços após assembleia na manhã de sexta, 20

Trabalho | 20/02/2015 | 10h40

Metalúrgicos param GM de São José

Greve ocorre porque montadora pretende demitir 794 trabalhadores

MÁRIO CURCIO, AB

Os metalúrgicos da GM de São José dos Campos entraram em greve na sexta-feira, 20, contra os planos da montadora de demitir 794 trabalhadores. A decisão foi tomada pela manhã em assembleia e o turno da tarde também aprovou a paralisação. Em reunião realizada no dia anterior com o sindicato dos metalúrgicos da região, a montadora propôs abertura de novo layoff por dois meses. Terminado essa suspensão temporária dos contratos de trabalho, os quase 800 trabalhadores seriam demitidos.

Segundo a entidade que reúne os trabalhadores, a General Motors também propôs como alternativa a demissão imediata dos metalúrgicos. O presidente do sindicato, Antônio Ferreira de Barros, ao governo federal que faça a intermediação nas negociações com a GM. Pouco antes do carnaval, um grupo com outros 798 trabalhadores retornou de um layoff iniciado em setembro. Estes têm garantia de emprego até 7 de agosto e por isso estão fora do plano atual de demissões.

A fábrica da GM de São José dos Campos tem cerca de 5,2 mil trabalhadores. Produz Chevrolet S-10 e Trailblazer, motores e outros itens. De acordo com o sindicato, haverá assembleias diárias durante a paralisação. “A greve é nossa única forma de impedir uma demissão em massa na GM (...) Só retornaremos ao trabalho quando nossas reivindicações forem atendidas”, afirma Barros.

O dirigente continua reivindicando do governo federal uma medida provisória que garanta estabilidade no emprego para os trabalhadores de empresas que recebem incentivos fiscais como as montadoras.



Tags: GM, General Motors, sindicato, metalúrgicos, São José dos Campos, S-10, Trailblazer, Antônio Ferreira de Barros.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência