Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Engenharia | 24/02/2015 | 15h36

Smarttech testa borrachas para futuras autopeças da Hutchinson

Medições e simulações são realizadas em ambiente de plataforma virtual

REDAÇÃO AB

Para conhecer melhor as propriedades de novos elastômeros, a Hutchinson Brasil Automotive, divisão de peças antivribratórias fabricante de autopeças de borracha para as indústrias automotiva e aeroespacial, contratou o laboratório da Smarttech em Vinhedo (SP) para realizar todas as medições dos compostos, considerado complexo, para desenvolver novos produtos.

Todos os testes foram feitos em plataformas virtuais: a Smarttech realizou simulações por meio dos softwares Abaqus e Isight, que analisam de forma precisa a fim de criar amostras de valor e características reais do produto para compará-lo com o modelo virtual.

“O software permite correlacionar teste físico com a simulação de um modelo. A vantagem é que as simulações são 95% confiáveis”, explica Mariana Batista, engenheira da Smarttech. Ela acrescenta que a previsibilidade de fracasso ou sucesso do material é importante na verificação de sistemas de alta confiança, como o de turbinas a jato ou freios automotores, e também no caso específico de coxins de motor e buchas de suspensão de automóveis.

O projeto se enquadra na política da empresa na busca constante da inovação para atender a demanda da indústria automobilística. “Atualmente diminui-se o peso dos veículos para redução das emissões, reduzindo também a quantidade de combustível consumido. Com o downsizing, o espaço para troca térmica no cofre do motor exige a redução do tamanho da peça em si, além do que a borracha não pode trabalhar com temperaturas elevadas. Por isso, os testes são necessários e nos auxiliam a atingir essas metas”, reforça.

Por meio do software, a empresa fez os cálculos sobre o modelo. “Essa tecnologia permite, por exemplo, que um corpo de prova de borracha seja deformado para verificação da força necessária, obtendo uma curva de força versus deslocamento”, destaca Massaro.



Tags: Borracha, autopeças, Smartech, Hutchinson, teste, simulações.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência