Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Powertrain | 26/02/2015 | 13h05

Tupy é destaque em ranking dos melhores motores nos EUA

Empresa fornece blocos fundidos para 4 dos 10 melhores apontados por revista

REDAÇÃO AB

A brasileira Tupy, considerada uma das maiores empresas de fundição de blocos e cabeçotes de motor em ferro do mundo, equipa quatro dos dez melhores motores listados no 2015 Ward’s 10 Best Engines, ranking anual da revista especializada norte-americana WardsAuto.

Entre os dez motores apontados pela publicação, os montados sobre blocos Tupy são 6.2L Supercharged OHV V-8, que equipa o Dodge Challenger SRT Hellcat, da Chrysler; 3.0L Turbodiesel DOHC V-6, da Ram 1500 EcoDiesel, também da Chrysler; o 1.0L Turbocharged DOHC 3-cyl, do Ford Fiesta e o 1.8L Turbocharged DOHC 4-cyl, que equipa o Golf e outros veículos do Grupo Volkswagen.

Dos demais motores apontados na lista, quatro são equipados com bloco de alumínio, um é um full cell, movido a célula de combustível de hidrogênio, e um motor elétrico.

“O reconhecimento dos clientes da Tupy é um grande incentivo à companhia, que continuamente investe em tecnologia e inovação para oferecer produtos complexos e de alta qualidade, conforme as necessidades e expectativas do mercado. Participar em quatro produtos vencedores, todos que utilizam a tecnologia que oferecemos, demonstra a força da Tupy em seu segmento”, comemora Fernando de Rizzo, vice-presidente de negócios automotivos da Tupy.

A América do Norte é o principal mercado de exportação da empresa: representou 51% da receita obtida no exterior, conforme os dados de 2013, seguido pela Europa, com 11%. Fundada há 77 anos, a empresa produz componentes fundidos e usinados para diversos setores da economia, incluindo o automotivo, com duas fábricas no Brasil, uma em Joinville (SC), sua cidade-sede, e outra em Mauá (SP), com capacidade produtiva de 848 mil toneladas por ano. Fora do País, a Tupy mantém operações no estado de Coahuila, no México. Do total produzido no Brasil, 66,8% foram destinadas ao mercado externo, gerando receita de R$ 3,1 bilhões.



Tags: Tupy, bloco de motor, fundição, cabeçote, motores.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência