NOTÍCIAS
26/02/2015 | 13h30

Lançamentos

Novo R8 é o carro mais potente já produzido pela Audi

Alemã divulga fotos e informações da segunda geração do superesportivo


REDAÇÃO AB

O R8, bólido superesportivo da Audi que será apresentado no Salão de Genebra em 3 de março, renasce como o carro mais potente já produzido pela fabricante alemã. Na versão topo de gama R8 Plus o monstruoso motor V10 aspirado de 5.2 litros rende 610 cavalos, chegando à velocidade máxima de 330 km/h e alcançando de 0-100 km/h em apenas 3,2 segundos. A versão “básica” tem motor com “apenas” 540 cavalos de potência, levando 3,5 segundos até 100 km/h e chegando à maxima de 323 km/h.

De acordo com Ulrich Hackenberg, membro do conselho da Audi AG para o desenvolvimento técnico, a ideia da fabricante é trazer no novo modelo a experiência de pilotar nas pistas. “O automobilismo está presente no DNA da marca e, com o novo R8, trazemos a experiência desenvolvida nas pistas de corrida para as estradas”, afirmou o executivo. Segundo ele, a segunda geração do R8 V10 plus é o modelo de produção em série mais potente e veloz feito pela montadora em todos os tempos.

Outros atributos da nova menina dos olhos da alemã são a transmissão automática S tronic de sete velocidades, sistema de tração integral quattro, controle de torque variável, faróis LED com laser para o farol alto, mostradores 100% digitais no painel, volante multifuncional com os controles de dirigibilidade agrupados em botões e o sistema de navegação, chamado de Cockpit Virtual, com tela de 12,3 polegadas sensível ao toque, onde além das funções básicas o condutor pode alternar entre os diferentes modos de condução e visualizar os gráficos de desempenho.

Segundo a fabricante, o modelo está sendo produzido em uma nova fábrica da quattro GmbH, filial de veículos de alto desempenho da Audi AG. A unidade, que fica em Heilbronn, Alemanha, foi especialmente construída para fabricar o esportivo e é chamada de "Böllinger Höfe".

A empresa informa também que o novo carro de corrida Audi R8 LMS, desenvolvido com base nos regulamentos da categoria GT3, que deverão entrar em vigor em todo o mundo a partir de 2016, será desenvolvido na fábrica ainda este ano e conta com cerca de 50% dos componentes do carro produzido em série.

As vendas do novo Audi R8 começarão no meio do ano na Europa. Os preços são € 165 mil para o R8 V10 e € 187.400 para a versão R8 V10 plus. Ainda não há previsão da chegada do modelo ao Brasil.

MAIS LEVE

A versão topo de linha tem peso líquido de 1.145 kg, o que representa 50 kg a menos que o modelo da primeira geração. A estrutura do veículo é composta pela combinação de alumínio com plásticos reforçados e fibra de carbono (CFRP). Também o chassi, com sua suspensão de duplos braços em V, demostra a proximidade do Audi R8 com o automobilismo esportivo.

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 13/12/2017
Requisitos de segurança têm de se adequar à realidade local de mercado

Esta coluna é apoiada por:

Advertisement Advertisement Advertisement Advertisement Advertisement
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
AUTOINFORME | 07/12/2017
Aumenta pressão por manter mercado protegido dos importados
INOVAÇÃO | 25/10/2017
Indústria precisa questionar qual será o seu papel no futuro
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
DE CARRO POR AÍ | 08/12/2017
Programa de desenvolvimento do setor insiste em protecionismo
QUALIDADE | 01/12/2017
Envolver e motivar colaboradores é essencial para gerar bons resultados
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes
Novas palavras, expressões e siglas podem levantar dúvidas sobre o futuro
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018