Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
MDIC confia em acordo entre Brasil e México

Indústria | 02/03/2015 | 18h51

MDIC confia em acordo entre Brasil e México

Acerto depende de redefinições de cotas e regras de origem de autopeças

AGÊNCIA BRASIL

O ministro Armando Monteiro, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), está confiante em que o Brasil chegue a um acordo com o México no setor automotivo ainda este mês. “Em que pesem ainda algumas posições que estão sendo mantidas de lado a lado, há sim uma expectativa de que possamos fechar o acordo.”

A declaração foi dada pelo ministro na segunda-feira, 2. Na semana passada ocorreu a segunda reunião entre representantes dos dois países, no México, para tratar da renovação do acordo. Monteiro informou que, para o Brasil, a perspectiva de fechar o acordo depende da revisão pelo governo mexicano de algumas questões associadas à manutenção e eventual redução do sistema de cotas de importação de veículos, da redefinição das chamadas regras de origem para autopeças e dos critérios de distribuição para as próprias cotas.

O ministro esclareceu que, por causa das condições do mercado automotivo brasileiro e das condições que o México dispõe, ainda não há condições para pensar no estabelecimento de um livre comércio entre os países.

“O próprio México tem outro acordo, que é o acordo geral, que cobre um universo tarifário muito limitado, que se cinge a 600 produtos apenas. Acho que, na relação com o México, temos o acordo automotivo e o acordo geral. Ainda estamos, a meu ver, em um horizonte que não nos aponta a perspectiva de livre comércio, amplamente”, manifestou Monteiro.

O acordo automotivo bilateral tem vigência até o próximo dia 18. “Está em vigência, sem nenhuma limitação. Espero que antes disso a gente possa definir a questão da renovação”, conclui Monteiro.



Tags: MDIC, acordo, Brasil, México, setor automotivo, Firjan, Armando Monteiro.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência