Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 06/03/2015 | 17h39

Vendas de veículos usados têm queda de 10% em fevereiro

Apesar de ritmo lento, revendedoras apostam em retomada a partir de março

REDAÇÃO AB

Acompanhando o ritmo lento do mercado de novos (leia aqui) as vendas de veículos usados recuaram 10% em fevereiro na comparação com mesmo mês de 2014: foram transferidas 926,6 mil unidades contra volume de mais de 1 milhão de unidades registrado há um ano, conforme dados divulgados na sexta-feira, 6, pela Fenauto, Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores. Os dados consideram os segmentos de automóveis, comerciais leves, comerciais pesados e motocicletas.

Sobre janeiro, quando o setor também registrou queda (leia aqui) as vendas de fevereiro foram 11,2% menores.

“Esse novo resultado é considerado natural, levando-se em conta que em fevereiro tivemos carnaval, e consequentemente, menos dias úteis em comparação com o mesmo período do ano passado, quando o carnaval caiu em março. Como normalmente as vendas em nosso segmento se estabilizam a partir de março, acreditamos em um bom movimento para os próximos meses”, avalia Ilídio dos Santos, presidente da Fenauto.

No entanto, a média diária do setor de usados subiu em todas as comparações: em fevereiro, foram 54,5 mil unidades em cada um dos 17 dias úteis considerados pela entidade contra média de 49,7 mil de janeiro, com 21 dias, alta de 9,6%. Sobre fevereiro do ano passado, quando a média foi de 51,4 mil veículos, houve incremento de 5,9%. No acumulado do primeiro bimestre a média diária fechou em 51,8 mil unidades, 3,9% a mais do que a média de idêntico período do ano passado. Os dois primeiros meses do ano somam 38 dias úteis contra os 42 do ano passado.

SEGMENTOS EM BAIXA

Considerando o resultado do primeiro bimestre, todos os segmentos acumularam queda das vendas, sendo a maior registrada no setor de pesados (caminhões e ônibus), com recuo de 13,7% na comparação com mesmo intervalo de 2014, passando de 53,2 mil para 45,9 mil unidades.

O volume de automóveis usados vendidos neste ano ficou 6,9% abaixo do registrado nos dois primeiros meses do ano passado, para 1,22 milhão de unidades. No setor de duas rodas, as 410,2 mil unidades transferidas durante o período representaram queda de 6,7%.



Tags: Vendas, usados, veículos, Fenauto.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência