Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 09/03/2015 | 12h27

Brasil e México terão cota de US$ 1,56 bilhão

Acordo assinado também prevê acréscimo de 3% ao ano sobre esse montante

REDAÇÃO AB

Reportagem atualizada às 15:13

Os governos de Brasil e México assinaram novo acordo automotivo na segunda-feira, 9, que é válido por quatro anos e prevê que cada país importe até US$ 1,56 bilhão nos próximos 12 meses sem imposto de importação. O que superar esse total será taxado à alíquota de 35%.

Para a divisão por empresa exportadora, ficou acordado que cada país definirá 70% de sua cota de exportação e os 30% restantes serão de responsabilidade do país importador. Luiz Moan, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), mostrou-se satisfeito com o acordo, segundo ele “fundamental para fortalecer as relações comerciais externas brasileiras”.

O montante de US$ 1,56 bilhão será elevado em 3% ao ano a partir de março de 2016. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, além do acordo válido para veículos leves, os países começam a negociar outro na área de caminhões por intermédio da Anfavea e da Amia, associação que reúne as fabricantes instaladas no México.

O documento foi assinado no Itamaraty no Rio de Janeiro (RJ). Além de Moan também estavam presentes o secretário da economia mexicana, Ildefonso Guajardo Villareal, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro.



Tags: Acordo, livre comércio, México, Amia, Anfavea.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência