Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Internacional | 10/03/2015 | 11h00

Volkswagen: vendas caem 1,6% no 1º bimestre

Montadora entregou em todo o mundo 920,7 mil automóveis

REDAÇÃO AB

As vendas mundiais da Volkswagen somaram 413,7 mil unidades em fevereiro, resultado 18,4% menor que o de janeiro. O total do primeiro bimestre foi de 920,7 mil automóveis, pequena queda de 1,6% ante o mesmo período do ano passado. A direção da montadora continua usando palavras brandas para explicar o momento em alguns mercados, considerado apenas como “tenso” pelo membro do conselho de vendas e marketing, Christian Klingler.

As entregas da VW na América do Norte totalizaram 85,7 mil unidades no primeiro bimestre, acréscimo de 3,6%. Nos Estados Unidos, contudo, os 49,2 mil automóveis adquiridos indicam retração de 2,8% ante os mesmos dois meses de 2014. A América do Sul absorveu 83,9 mil Volkswagen, 18,8% a menos que no primeiro bimestre do ano passado. Os 64 mil carros entregues no Brasil no período mostram recuo de 20% no confronto com os dois primeiros meses de 2014.

Na Europa, as vendas totais apresentam estabilidade, mas alguns mercados geram preocupação à montadora. Em todo o continente foram entregues 246,8 mil Volkswagen no período, 0,6% a mais que nos mesmos meses de 2014. Na Europa Ocidental (exceto Alemanha), a venda de 129,6 mil unidades resultou em pequeno acréscimo de 3,8%.

O volume registrado na Alemanha neste primeiro bimestre foi de 85,9 mil Volkswagen, alta de 6,7%. Nas Regiões Central e Oriental do continente foram entregues 31,3 mil veículos, recuo de 21,5%. As 12 mil unidades vendidas pela montadora na Rússia resultaram em uma retração bastante alta, de 40,1%.

Na Ásia-Pacífico foram entregues 475,2 mil automóveis da montadora, o que resultou em discreta alta de 0,5%. Observando a China isoladamente, onde 441,6 mil carros VW foram adquiridos no primeiro bimestre, a alta ficou abaixo de 1%.

LIDER MUNDIAL EM JANEIRO

A Volkswagen obteve em janeiro a liderança mundial em vendas. De acordo com os números da consultoria Focus2moove, a empresa registrou no primeiro mês do ano 620 mil unidades, 10% a mais que no mesmo mês do ano passado. A Toyota ficou em segundo lugar, com 8 mil unidades a menos.

Os resultados da Volkswagen foram puxados pelo bom desempenho na China, onde 330 mil carros da marca chegaram às ruas somente no primeiro mês de 2015 (27,9% a mais que em janeiro de 2014). Os dados da Focus2moove levam em conta mais de 120 mercados.

O terceiro lugar em janeiro foi para a Ford, com 444,16 mil automóveis. A Nissan ocupou a quarta posição, com 379,6 mil carros. O quinto posto foi da Hyundai, com 375,3 mil unidades.



Tags: Volkswagen, vendas mundiais, Christian Klinger, Ásia-Pacífico, Brasil, China, Estados Unidos, Rússia, Europa Ocidental.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência