Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 24/03/2015 | 18h02

Ford desenvolve limitador inteligente de velocidade

Apresentado na Europa, dispositivo pretende evitar acidentes e multas

REDAÇÃO AB

A Ford lança na Europa o novo S-MAX equipado com limitador inteligente de velocidade. A tecnologia promete tornar a direção segura e evitar multas, já que o condutor nem sempre percebe que está rodando mais rápido do que o limite permitido em algumas vias. Por meio de uma câmera dianteira, o sistema reconhece sinais de trânsito e ajusta automaticamente a velocidade máxima. O plano da companhia é oferecer o dispositivo em outros modelos globalmente no futuro.

A tecnologia é mais um recurso de assistência à direção, que vêm ganhando espaço na indústria automotiva nos últimos anos. A Ford destaca já ter lançado sistemas que ajudam o motorista a estacionar, que mantêm o veículo dentro da faixa de rodagem e ainda que evitam acidentes quando o carro roda mais lentamente. Segundo a montadora, o limitador inteligente de velocidade é o primeiro dispositivo a combinar as tecnologias do limitador ajustável de velocidade e do reconhecimento de sinais, já oferecidos no Focus, Mondeo e Kuga vendidos na Europa.

A novidade atua entre 30 km/h e 200 km/h. Quando necessário, o sistema desacelera de forma suave, com redução da alimentação de combustível para o motor no lugar de acionamento dos freios. Se o carro superar a velocidade permitida em uma ladeira, por exemplo, o dispositivo dispara um alerta sonoro. A tecnologia também está integrada ao sistema de navegação de bordo, o que ajuda a manter o limite de velocidade em vias sem tantas placas de sinalização.



Tags: Ford, limitador inteligente de velocidade, tecnologia, segurança.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência