Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Ford garante estabilidade até abril de 2017
Rafael Marques, presidente do sindicato do ABC, também é funcionário da Ford

Trabalho | 26/03/2015 | 18h10

Ford garante estabilidade até abril de 2017

Acordo aprovado por metalúrgicos trata também de reajuste, PLR e PDV

REDAÇÃO AB

Os trabalhadores da Ford aprovaram em assembleia na quinta-feira, 26, a proposta de acordo coletivo negociada entre o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a empresa. Os principais pontos são a garantia de estabilidade no emprego até abril de 2017, índices de reajuste salarial negociados até 2016 e Participação nos Lucros e Resultados (PLR) até 2017.

Segundo o presidente do sindicato, Rafael Marques, a proposta ajuda os trabalhadores a atravessar este ano e o próximo com garantias. “A aprovação tira de cena qualquer ameaça de insegurança em relação ao emprego”, diz Marques. O acordo prevê reposição integral da inflação em 2016, incorporada ao salário, mais abono de R$ 1,7 mil.

O valor foi calculado tendo como parâmetro um aumento real de 2%. Para este ano o reajuste será convertido em abono, no valor de R$ 8.018. Para o cálculo da PLR, o acordo prevê em 2016 o mesmo valor pago em 2015 e para 2017, a mesma quantia corrigida pelo INPC.

A negociação, contudo, prevê também o estabelecimento de um Programa de Demissão Voluntária (PDV), aberto a trabalhadores horistas de toda a fábrica no valor de 83% do salário por ano trabalhado. Para aqueles com restrição médica, o valor pago será de 140% do salário por ano trabalhado. Os trabalhadores aposentados (cerca de 80) serão desligados e receberão o mesmo valor oferecido no PDV.

O acordo ainda prevê a constituição de mesa permanente de negociação para produção de outros veículos na Ford de São Bernardo do Campo e a desterceirização de algumas áreas ao longo deste ano. “Nestes próximos dois anos vamos debater com a fábrica a vinda de novos investimentos e produtos. Queremos trazer de volta a produção de picapes e novas versões do New Fiesta”, reforçou Marques.



Tags: Ford, metalúrgicos, ABC, PLR, PDV, Rafael Marques, desterceirização.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência